Detalhes do Site

Cruz de Pau Ferro de Porto Xavier



    Cruz de Pau Ferro no Cerro Pelado
    Logo no inicio da colonização de Porto Xavier, por volta do século XIX, após o "Ciclo do Monge". Dois jovens se uniram em matrimonio em grande harmonia, amizade e amor. 
    Com juras de amor construíram sua cabana, limpavam e plantavam. Com brincadeiras e carinhos plantavam aipim e erva mate, pescavam, cuidavam do gado e corriam por tudo, conheciam todos os cantos e recantos da região. Rezavam e compartilhavam seus sonhos em um verdadeiro relacionamento. Adoravam a vista do Rio Uruguai no alto do Cerro Pelado, ficavam a sombra de uma árvore de pau ferro ou olhar as estrelas. 
    Um dia, o rapaz, foi buscar serviço no povoado para ter algum luxo a mais e a moça foi pescar no rio. 
    Ao voltar o Jovem só viu pegadas e o material de pesca as margens do Uruguai, seu amor nunca mais foi visto. Uns dizem que ela se afogou ao banhar-se, outros, foi forçada a entrar nas águas pela força do dourado e escorregando se foi com a correnteza, mais os dias e meses foram passando e mais nada sobre ela foi encontrado.
    Magoado e entristecido o rapaz sobe o Cerro Pelado  e constrói uma cruz de madeira de pau de ferro, a amarra na ponta do Cerro Pelado em uma arvore de pau ferro que se deita sobre a vista que tanto contemplavam.
    Do jovem não se tem mais noticias, só a cruz de Pau-ferro que lembra e marca da sua dor.
    Essa é mais uma imagem, uma das histórias que envolvem o Cerro Pelado, na construção da Gruta de Todos os Santos, a cruz foi colocada interligando a XIV estação da Via Sacra onde Jesus é sepultado e a XV estação da ressureição de Cristo. Com o respeito e em homenagem aquele amor.
    Quando subir ao Cerro Pelado observe, em uma das ranhuras da rocha, ao lado da Gruta de Todos os Santos, se ergue um pé de Pau Ferro inclinado para o vale. Ali estava amarrada a Cruz que de frente para declive avistava toda a beleza do Rio Uruguai a cruzar nossos pagos.
    “Não conheço outra razão para amar, pois te amo, só te amo, grito aves e brados de saudade, e sigo minha vida sentindo tua presença todos os dias”.

  • Sobre

  • Informação e localização sobre Igreja Sagrado Coração de Jesus em Porto Xavier Corredor Missioneiro do RS clique aqui.
    Informações e localização do Porto Internacional em Porto Xavier Corredor Missioneiro do RS clique aqui.
    Informações e Localização da "Gruta de Todos os Santos" no Cerro Pelado. 
    Informações sobre a Lenda do Monge e localização do Cerro Pelado, 
    Informações sobre o Espelho do Monge e localização do Cerro Pelado.
    Informações sobre a Cruz de Pau Ferro e localização do Cerro Pelado. 
    Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico  clique aqui.
    Ruínas de São Nicolau Sítio Arqueológico 1ª Redução Jesuítas clique aqui.
    Ruinas de São Lourenço Sítio Arqueológico clique aqui.
    Ruinas São João Batista Sítio Arqueológico - 6ª Redução Jesuítas clique aqui

Informações

Cruz de Pau Ferro de Porto Xavier
Porto Xavier, RS
Cerro Pelado
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato