Detalhes do Site

Sítio Arqueológico de São Nicolau - Redução Jesuítas



    São Nicolau: Conhecer a história de São Nicolau é desvendar e vivenciar a magia que envolve essa terra há quase 400 anos. Sua história, suas lendas, crenças e seu povo são heranças vivas de uma experiência única no mundo. 
    Horário de Visitação no Sitio Arqueológico 
    9hs ás 12hs - 14hs às 18hs, de Terça-feira a Domingo.
    ÀS SEGUNDAS-FEIRAS O SÍTIO NÃO É ABERTO AO PÚBLICO, CONFORME DETERMINAÇÃO DO IPHAN, DESDE 11 DE AGOSTO DE 2014, PARA ORGANIZAÇÃO E MANUTENÇÃO.
    Escritório do IPHAN - (55) 3381-1399 
    E-mail IPHAN Missões parque.missoes@iphan.gov.br 
    Durante o horário de verão: 9hs às 12hs - 14hs às 20hs 

    1º Ciclo Missioneiro: São Nicolau do Piratini foi a primeira redução, fundada em 03 de maio de 1626. Em 1638, 12 anos após a sua fundação, devido à invasão dos bandeirantes, os índios imigraram para a margem direita do Rio Uruguai e fixaram-se em apostoles.

    2º Ciclo Missioneiro: Na fase dos Sete Povos, em 1687, São Nicolau voltou a ser fundada próximo ao local da primitiva São Nicolau. Foi a única redução da primeira fase jesuítica no atual Rio Grande do Sul a ser refundada na segunda fase, período conhecido como o dos SETE POVOS DAS MISSÕES.
    Foi a partir de São Nicolau que se desenvolveu o trabalho de expansão da catequese jesuítica na região missioneira. O fundador de São Nicolau, padre Roque Gonzáles, deixou a redução aos cuidados do padre Afonso de Aragona e prosseguiu sua ação evangelizadora na região. O inicio da redução de São Nicolau deu muito trabalho aos padres, o que dificultava a organização do povoado. 
    São Nicolau foi das reduções mais alegres e sua igreja era uma das mais bonitas, afirmou o escritor botânico francês Auguste de Saint Hilaire, que por aqui passou em viagens de estudos, em 1821.
    São Nicolau foi redução de elevado índice de desenvolvimento cultural. Seu povo se desenvolveu na religião, música, cantos, dança teatro, desenhos, pinturas e esculturas.
    Os guaranis tinham capacidade para criar e os melhores escultores das Missões estavam em São Nicolau. Aqui também em 1691, foi desenvolvida uma fábrica de telhas de barro, que se utilizavam das coxas dos índios como molde para produzi-las. 
    Durante 48 anos, São Nicolau chegou a duplicar sua população: em 1687 eram 3.000 habitantes e em 1732 chegou a 7.512 habitantes.
    São Nicolau participou ativamente da Guerra Guaranítica em 1753, com 4.724 habitantes e em 1757 diminui para 2.542 habitantes. Marca, portanto o ano de 1768 o fim do ciclo das reduções, com a saída dos jesuítas, ficando apenas 374 habitantes em toda região. 
    A Administração dos Sete Povos estava em mãos portuguesas. Os conquistadores começaram a se aproveitar das terras, estâncias e gados dos índios. O índio e as aldeias foram sendo esquecidos. As aldeias ficaram a mercê da sorte. Em 1822, São Nicolau acompanhou a Independência do Brasil. Entregue ao mato e aos animais. Sobreviveu, com mais ou menos vinte e cinco índios velhos, onde um ensina uma dúzia de crianças. 
    São Nicolau segue sua sina: em 1835, o Rio Grande do Sul iniciou a Revolução Farroupilha, que se estendeu por 10 anos. Historiadores garantem que até a pacificação da Revolução, em 1845, todos os campos e matos conservaram-se baldios. 

  • Sobre

  • Nossa cidade diz tudo, venha a São Nicolau “Primeira Querência do Rio Grande Sul” e se sinta a vontade, conheça nossas ruinas, histórias, nosso Café de Cambona, nosso povo e fique a vontade por que nunca mais vai esquecer desta terra.
    Imagens das Redução Jesuítas de São Nicolau em São Nicolau Primeira Querência do Rio Grande Sul.
    Informações e localização da Adega Jesuíta, junto as Redução Jesuítas de São Nicolau em São Nicolau Primeira Querência do Rio Grande Sul.
    Informação e localização Igreja São Nicolau em São Nicolau Primeira Querência do Rio Grande Sul.
    Informação e localização Exposição Fragmentos da Civilização Jesuíta Missioneira - SEC Turismo São Nicolau.
    Imagens e localização do Pórtico de Entrada de São Nicolau Primeira Querência do Rio Grande Sul.
    Redução  de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico  clique aqui.
    Redução de São Nicolau Sítio Arqueológico 1ª Redução Jesuítas clique aqui.
    Redução de São Lourenço Sítio Arqueológico clique aqui.
    Redução de São João Batista Sítio Arqueológico - 6ª Redução Jesuítas clique aqui.

Informações

Sítio Arqueológico de São Nicolau - Redução Jesuítas
São Nicolau, RS
Secretaria Municipal de Turismo de São Nicolau  Praça Roque Gonzales de Santa Cruz  
Telefone: (55) 3363-2132

Formulário para contato