Detalhes do Site

Sítio Arqueológico de São Lourenço - Redução Jesuítas



    Conjunto de ruínas remanescentes da redução jesuítica homônima, que fazia parte dos Sete Povos das Missões.
    Horário de Visitação no Sitio Arqueológico
    9hs ás 12hs - 14hs às 18hs, de Terça-feira a Domingo.
    ÀS SEGUNDAS-FEIRAS O SÍTIO NÃO É ABERTO AO PÚBLICO, CONFORME DETERMINAÇÃO DO IPHAN, DESDE 11 DE AGOSTO DE 2014, PARA ORGANIZAÇÃO E MANUTENÇÃO.
    Escritório do IPHAN - (55) 3381-1399
    E-mail IPHAN Missões parque.missoes@iphan.gov.br
    Durante o horário de verão: 9hs às 12hs - 14hs às 20hs 

    Era 1690 quando o Padre Bernardo De La Veja fundou a Redução de São Lourenço Mártir. Da Redução de Santa Maria Maior, lá na Argentina, ele trouxe 3512 índios. Já no começo, 823 famílias formaram o quinto povoado missioneiro no Rio Grande do Sul.
    A redução tinha a praça ao centro e a igreja como principal construção. As poucas paredes ainda intactas dão a dimensão da grandiosidade do templo religioso. Um prédio com aproximadamente 80 metros de comprimento e 40 de largura. Tão grande quanto o tamanho, era a riqueza do local. No livro “Bens e Riquezas das Missões”, foram traduzidos os inventários dos sete povos.
    A obra relata que a igreja tinha cinco altares dourados e inúmeros objetos de ouro, prata e bronze. Aqui, mais uma vez, o que chama a atenção é a perfeição das pedras. Esculpidas de forma artesanal, grande parte intacta desde a época em que os índios habitaram esta terra.
    O local chegou a ter quase 7 mil índios, uma das maiores reduções. Tudo numa série de construções tão bem planejadas que hoje ainda deixam dúvidas entre a população. Histórias como as de túneis subterrâneos que ligavam uma redução à outra. O que nada mais eram do que espaços embaixo da terra para guardar vinhos e alimentos.
    As ovelhas que correm soltas pelo Sítio Arquelógico de São Lourenço das Missões também ajudam a contar a história que se passou no lugar. São em torno de 30 animais da raça conhecida como missioneira, criada na época da antiga redução jesuítico-guarani.

     

  • Sobre

  • As ovelhas estão aqui há 14 anos através de um projeto criado numa parceria entre a prefeitura de São Luiz Gonzaga e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. Hoje fazem parte da paisagem junto com o que restou das construções. A história de um povo preservada há mais de 300 anos.
    Vídeo: Redução Jesuítas de Sao Lourenço Vídeo 1 
    Vídeo:
    Redução Jesuítas de São Lourenço Vídeo 2 
    Vídeo:
    Redução Jesuítas de São Lourenço Vídeo 3 
    Vídeo:
    Redução Jesuítas de São Lourenço Vídeo 4 
    Redução Jesuítas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico
    Redução Jesuítas de São Nicolau Sítio Arqueológico 1ª Redução Jesuítas 
    Redução Jesuítas de São Lourenço Sítio Arqueológico
    Redução Jesuítas São João Batista Sítio Arqueológico - 6ª Redução Jesuítas

Informações

Sítio Arqueológico de São Lourenço - Redução Jesuítas
São Luiz Gonzaga, RS
BR 285
Telefone: (55) 3352-2699

Formulário para contato