Notícias

03/11/2022 07:27


Diretor-presidente da Corsan diz que a privatização da companhia poderá reduzir a tarifa de água dos gaúchos

O governo do Rio Grande do Sul promoveu, na terça-feira (1º), uma audiência pública sobre a privatização da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento). Durante o evento, o diretor-presidente da empresa, Roberto Barbuti, afirmou que a privatização poderá reduzir a tarifa de água dos gaúchos.

“Trará impactos altamente positivos, inclusive em termos socioambientais. Isso vai mudar o patamar da prestação do serviço de saneamento, permitindo avanços na lucratividade e na contenção de perdas, beneficiando o consumidor final”, disse Barbuti.

Realizada de modo virtual, a audiência foi dividida em três blocos. No primeiro, houve a exposição do tema. No segundo, ocorreram as manifestações do público e, no terceiro, as respostas às perguntas.

Representando o governo, participaram do evento o secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura, Guilherme de Souza, o procurador do Estado Juliano Heinen e o secretário-executivo de Parcerias, Marcelo Spilki.

Também estiveram presentes, além do diretor-presidente da Corsan, o diretor de concessões e privatizações do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Fábio Abrahão, e o representante do banco Genial, Mikael Martins. O BNDES e o Genial assessoram o Estado na estruturação e na organização financeira do projeto.

Segundo o secretário adjunto Guilherme de Souza, a desestatização é necessária para viabilizar o cumprimento da Lei Federal 14.026/2020, o Novo Marco do Saneamento, que traz metas desafiadoras como atender 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033.

Com a transferência do controle da companhia para a iniciativa privada, o vencedor do leilão precisará comprovar capacidade econômico-financeira para atingir a universalização dos serviços de saneamento, conforme a exigência legal.

Souza acrescentou que a Assembleia Legislativa do RS aprovou, em agosto do ano passado, o Projeto de Lei 211/2021, que autoriza a privatização da Corsan.

O objeto do leilão são as ações da Corsan de propriedade do Estado e ações de municípios que firmaram termo aditivo e optaram por aliená-las no processo de desestatização. Esse conjunto representa 99,54% da base acionária da companhia.

 

VESTIBULAR URI

VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

CATURRA FREE SHOP EM PORTO XAVIER
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

ESTRELA TUR VIAGENS E TURISMO - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES 
LOJAS IMIGRAÇÃO EM CAIBATÉ E VITÓRIA DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JAIR FACAS ANTIGAS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...