Notícias

15/07/2024 07:13


Orientações sobre irrigação são compartilhadas com agricultores em Tuparendi

Agricultores da região de Santa Rosa acessaram informações técnicas e sobre políticas públicas no Painel Água no Sistema Solo - Planta - Atmosfera e a Técnica da Irrigação, realizado nesta quinta-feira (11/07), em Tuparendi. O evento foi promovido pela Comissão de Agropecuária da 8ª Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Tuparendi (Ficat) e pela Emater/RS-Ascar, que realiza o trabalho na área em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

A realização do painel reconhece a importância de abordar tecnologias para o setor agropecuário, que movimenta a economia da região, impactando em todos os demais segmentos, desde o setor de indústria e comércio até os serviços. Neste sentido, entre as lideranças que prestigiaram o evento, estiveram a gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Bernardete Polaczinski, e o presidente da 8ª Ficat, Rubem Marostega, que reiterou o convite para a feira que celebra os três setores, de 6 a 10 de setembro.

A realização do evento também leva em conta o prognóstico climático apresentado pela Seapi, que aponta para um inverno com tendência de chuva próxima da normalidade, oportunidade de reservar água, e indica atenção para a primavera, com previsão de La Niña no segundo semestre, com chuva inferior à normalidade entre outubro e novembro, quando a irrigação pode fazer ainda mais diferença.

Contexto técnico e ambiental da irrigação

O uso e manejo da água num sistema que leva em conta o solo, a planta e a atmosfera permearam a palestra do assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Marco André Junges.

O alerta para cuidados ambientais foi transversal à fala, uma vez que somente com um equilíbrio ambiental, social e econômico é possível beneficiar o coletivo, desde agricultores em suas propriedades até toda a sociedade.

Visando a disponibilidade de água para as plantas, seja através da irrigação ou pela armazenagem da água da chuva, Junges alerta para a importância de manter um solo bem conservado e estruturado. "Os produtores precisam conhecer características físicas, químicas e biológicas do solo, porque se este estiver compactado não é possível armazenar água e se o solo não estiver química e biologicamente equilibrado, não se consegue produzir", destacou o engenheiro agrônomo, ao lembrar que um dos principais bens perdidos nas propriedades durante as enxurradas de maio foi o solo.

Entre as práticas recomendadas está o terraceamento, uma vez que a função do terraço é reduzir o comprimento da rampa e, com isso, diminuir a velocidade do escoamento da água superficial e permitir a retenção da água da chuva. Além de permanecer na lavoura, a água contribui para a recarga de aquíferos.

O palestrante lembrou ainda que o Rio Grande do Sul possui volumes pluviométricos que seriam suficientes para suprir as principais culturas, contudo, essas chuvas são mal distribuídas. É neste sentido que a reservação de água e a irrigação em períodos adequados pode fazer a diferença.

Os extensionistas da Emater/RS-Ascar, quando acionados para a elaboração de projetos de irrigação, realizam um diagnóstico de viabilidade, com a análise de pontos-chave da propriedade como disponibilidade de água, cultura a ser irrigada, tipo de solo, relevo, energia, escolha do sistema, manejo da irrigação e possibilidade de pós-venda com a aquisição de materiais preferencialmente de empresas da região.

Irrigação em Tuparendi

No município de Tuparendi, a irrigação tem avançado como tecnologia para manutenção e ampliação da produtividade. O chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Albino Motter, relata que através de políticas públicas do Estado do RS já foram viabilizados 38 açudes para reservação de água e 20 sistemas de irrigação voltados à atividade leiteira, produção de grãos, fruticultura e olericultura.

Atualmente estão em desenvolvimento dois projetos para ampliação da irrigação, um projeto novo para a instalação de irrigação e três aguardando autorização para a implantação de cisternas, através do Programa Supera Estiagem.

Como viabilizar

A extensionista da Emater/RS-Ascar, Débora Schallemberger de Souza apresentou uma oportunidade de viabilizar novos sistemas de irrigação: o Programa Supera Estiagem - Etapa Dois, da Seapi, que disponibiliza em torno de R$ 220 milhões em subvenção para produtores gaúchos interessados em implantar a irrigação.

Os agricultores recebem de volta, em parcela única, 20% do valor do projeto, podendo ser beneficiados com um subsídio de até R$ 100 mil. Podem estar inclusos neste valor, reservatórios, sistemas de irrigação e melhorias de rede.

Os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar estão à disposição para o diagnóstico da viabilidade e para a elaboração de projetos técnicos e de crédito para sistemas de reservação de água e irrigação.

MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LAGO AZUL PARQUE HOTEL EM SANTO CRISTO - VENHA SE DIVERTIR NESTA TEMPORADA
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL


NOSSAS PÁGINAS EM SITE E REDES SOCIAIS
PORTAL DAS MISSÕES - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da região das Missões do RS
PORTAL FRONTEIRA NOROESTE - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da Fronteira Noroeste RS

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...