Notícias

20/09/2023 09:31


Seminário Produção Sustentável de Grãos acontece em São Borja

Na quinta-feira (14/09), aconteceu o Seminário Produção Sustentável de Grãos, em São Borja. O evento foi realizado no Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas e teve a participação de 120 pessoas de diversas localidades do município. A promoção da ação foi da Emater/RS–Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Sindicato Rural e Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Já a Prefeitura, Sicredi, Camera Agroindustrial S.A., Coopatrigo, C-Vale, 3tentos e SoluBio apoiaram a iniciativa.

De acordo com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Odacir Decol, o seminário teve como objetivos oportunizar aos produtores de grãos o acesso a informações com foco no estabelecimento correto das culturas, disseminação de práticas de manejo que aumentem a produtividade e a rentabilidade das lavouras, reduzindo o impacto ambiental. Além disso, proporcionar a eles um momento para integração e troca de experiência. "Consideramos o evento uma ótima oportunidade para colocarmos a disposição do produtor informações técnicas e novas tecnologias que possibilitem que ele tome as decisões de maneira mais assertiva possível em relação à implantação e manejo da sua lavoura", analisa.

A abertura contou com a presença do vice-prefeito, Roque Feltrin, e do gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Bagé, Carlos Eduardo de Oliveira Suertegaray. A primeira palestra, com o tema "Tecnologia de Aplicação", foi realizada pelo coordenador da área de defesa sanitária vegetal da Emater/RS-Ascar, Elder Dal Prá, que apresentou dados do Projeto Inspeciona-RS e abordou as tecnologias de aplicação de defensivos, com destaque à regulagem e calibração dos equipamentos, condições ambientais no momento da aplicação e necessidade de conhecimento do alvo que deseja atingir. Dessa forma, pode-se ter eficiência na aplicação e evitar a contaminação ambiental e humana.

Em seguida, o técnico agrícola da empresa SoluBio, Eloi Celso Marchioro, falou sobre a "Utilização de biológicos no sistema de produção agrícola". O técnico mostrou o cenário de crescimento no uso de bioinsumos na produção de grãos no Brasil e destacou aspectos relacionados ao manejo biológico de grandes culturas.

Para encerrar as palestras da manhã, o pesquisador da CCGL/RTC, Jackson Fiorin, tratou sobre os "Desafios e Oportunidades na Correção do Solo". Fiorin abordou a influência da acidez e a importância da correção do solo para a produtividade das culturas e da qualidade do corretivo a ser usado. Também relatou sobre a utilização de corretivos agrícolas, principalmente, dos óxidos de cálcio como uma alternativa para a correção da acidez do solo em camadas mais profundas.

Na parte da tarde, a palestra "Sistemas Integrados de Produção Agropecuária em Terras Baixas" foi realizada pelo coordenador da Regional Fronteira Oeste e pesquisador do Irga, Cleiton José Ramão, que explicou sobre a importância da rotação de culturas para a lavoura de arroz. O coordenador destacou as vantagens, entre elas a melhoria da fertilidade do solo e maior eficiência no uso de insumos com a adubação de sistema na safra para o ano todo. Também relatou sobre a adoção do plantio direto, manejo da palhada, implantação da pastagem e sistema de drenagem.

Na sequência, o diretor de Commodities da Camera Agroindústrial S.A., Junior Rosa Almeida, apresentou as "Perspectivas de mercado para grãos". No momento, foi discutido como ocorre a formação de preços de grãos como soja, milho e trigo, e apontados os principais fatores e tendências que contribuem para isso. Almeida salientou a importância de o produtor saber o seu custo de produção e trouxe algumas projeções para os preços dos grãos nos próximos meses.

Por fim, o engenheiro agrônomo da FieldCrops, Felipe Schmidt Dalla Porta, palestrou sobre "Como manejar a lavoura de soja na safra 2023/2024 com base em dados". Porta divulgou os dados de pesquisa da FieldCrops sobre os fatores que limitam a produtividade da lavoura, com ênfase na disponibilidade de água, época de semeadura, cultivar, população de plantas, nutrição, estruturação do solo, e controle de doenças, insetos e plantas daninhas.

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...