Notícias

20/09/2023 09:31


Seminário Produção Sustentável de Grãos acontece em São Borja

Na quinta-feira (14/09), aconteceu o Seminário Produção Sustentável de Grãos, em São Borja. O evento foi realizado no Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas e teve a participação de 120 pessoas de diversas localidades do município. A promoção da ação foi da Emater/RS–Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Sindicato Rural e Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Já a Prefeitura, Sicredi, Camera Agroindustrial S.A., Coopatrigo, C-Vale, 3tentos e SoluBio apoiaram a iniciativa.

De acordo com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Odacir Decol, o seminário teve como objetivos oportunizar aos produtores de grãos o acesso a informações com foco no estabelecimento correto das culturas, disseminação de práticas de manejo que aumentem a produtividade e a rentabilidade das lavouras, reduzindo o impacto ambiental. Além disso, proporcionar a eles um momento para integração e troca de experiência. "Consideramos o evento uma ótima oportunidade para colocarmos a disposição do produtor informações técnicas e novas tecnologias que possibilitem que ele tome as decisões de maneira mais assertiva possível em relação à implantação e manejo da sua lavoura", analisa.

A abertura contou com a presença do vice-prefeito, Roque Feltrin, e do gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Bagé, Carlos Eduardo de Oliveira Suertegaray. A primeira palestra, com o tema "Tecnologia de Aplicação", foi realizada pelo coordenador da área de defesa sanitária vegetal da Emater/RS-Ascar, Elder Dal Prá, que apresentou dados do Projeto Inspeciona-RS e abordou as tecnologias de aplicação de defensivos, com destaque à regulagem e calibração dos equipamentos, condições ambientais no momento da aplicação e necessidade de conhecimento do alvo que deseja atingir. Dessa forma, pode-se ter eficiência na aplicação e evitar a contaminação ambiental e humana.

Em seguida, o técnico agrícola da empresa SoluBio, Eloi Celso Marchioro, falou sobre a "Utilização de biológicos no sistema de produção agrícola". O técnico mostrou o cenário de crescimento no uso de bioinsumos na produção de grãos no Brasil e destacou aspectos relacionados ao manejo biológico de grandes culturas.

Para encerrar as palestras da manhã, o pesquisador da CCGL/RTC, Jackson Fiorin, tratou sobre os "Desafios e Oportunidades na Correção do Solo". Fiorin abordou a influência da acidez e a importância da correção do solo para a produtividade das culturas e da qualidade do corretivo a ser usado. Também relatou sobre a utilização de corretivos agrícolas, principalmente, dos óxidos de cálcio como uma alternativa para a correção da acidez do solo em camadas mais profundas.

Na parte da tarde, a palestra "Sistemas Integrados de Produção Agropecuária em Terras Baixas" foi realizada pelo coordenador da Regional Fronteira Oeste e pesquisador do Irga, Cleiton José Ramão, que explicou sobre a importância da rotação de culturas para a lavoura de arroz. O coordenador destacou as vantagens, entre elas a melhoria da fertilidade do solo e maior eficiência no uso de insumos com a adubação de sistema na safra para o ano todo. Também relatou sobre a adoção do plantio direto, manejo da palhada, implantação da pastagem e sistema de drenagem.

Na sequência, o diretor de Commodities da Camera Agroindústrial S.A., Junior Rosa Almeida, apresentou as "Perspectivas de mercado para grãos". No momento, foi discutido como ocorre a formação de preços de grãos como soja, milho e trigo, e apontados os principais fatores e tendências que contribuem para isso. Almeida salientou a importância de o produtor saber o seu custo de produção e trouxe algumas projeções para os preços dos grãos nos próximos meses.

Por fim, o engenheiro agrônomo da FieldCrops, Felipe Schmidt Dalla Porta, palestrou sobre "Como manejar a lavoura de soja na safra 2023/2024 com base em dados". Porta divulgou os dados de pesquisa da FieldCrops sobre os fatores que limitam a produtividade da lavoura, com ênfase na disponibilidade de água, época de semeadura, cultivar, população de plantas, nutrição, estruturação do solo, e controle de doenças, insetos e plantas daninhas.

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Safira

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...