Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Prevenção à AIDS e ao HIV. Neste dia, São Borja intensificou testes e o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desenvolveu ações especiais, reforçando a prevenção.
A unidade colocou à disposição duas equipes e duas salas, simultaneamente, para fazer os testes. O atendimento foi prestado das 7h30min às 12h e das 13 às 16h. Após rápida coleta de sangue, em 15 minutos os testados já tinham o resultado. Foram realizados 72 testes.
O coordenador do SAE, enfermeiro Glauber Marques, ressaltou a importância da prevenção do vírus causador da AIDS. “O teste é totalmente gratuito, oferecido com recursos do Ministério de Saúde e secretarias Estadual e Municipal do setor. Não é necessário que a pessoa apresente algum sintoma ou situação suspeita, mas a detecção precoce ou de descarte do vírus dá alívio e segurança muito maior a todos”, diz o coordenador.
Além das atividades no dia que marca o combate à doença, nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro a equipe do SAE visitou as demais equipes da SMS levando o laço vermelho, símbolo da campanha. As visitas tiveram o intuito de fortalecer o compromisso das equipes frente ao combate à epidemia de HIV/AIDS.
Atualmente, cerca de 350 pacientes em São Borja mantêm tratamento e acompanhamento por terem sido diagnosticados com HIV. Neste ano são 40 novos casos. O número de atendimentos no momento é um dos maiores nos últimos anos em São Borja. Todas as práticas sexuais sem proteção são a principal causa para contrair a doença, que ainda não tem cura. Os jovens, com idade entre 25 e 39 anos são o segmento da população com maior número de casos confirmados.
Quando o paciente é diagnosticado, lhe são oferecidos, gratuitamente, antirretrovirais para início imediato do tratamento. “São dois comprimidos por dia e que, se usados regularmente, neutralizam a replicação do vírus no sangue, mantendo o indivíduo com vida normal”, destaca o diretor da SAE.
Em relação a testes e orientações, também podem ser solicitadas através das demais unidades de saúde da rede municipal, como é o caso das ESFs. Equipes do SAE, do serviço de Redução de Danos e das Estratégias de Saúde da Família promovem contato e visitação domiciliar regulares aos pacientes.
A secretária municipal de Saúde, Sabrina Loureiro, ressalta que agora a SMS dispõe de uma nova estratégia de detecção preventiva em relação ao HIV. “É a Profilaxia Pré Exposição ao Vírus HIV (PREP), que está disponível para pessoas acima de 15 anos e mais de 35kg de peso corporal.”, explica a secretária.
A PREP consiste na tomada diária de um comprimido contendo os antiretrovirais Tenofovir e Entricitabina, por pessoas não infectadas, para reduzir o risco de aquisição do vírus HIV através de relações sexuais.
CATURRA FREE SHOP - Porto Xavier
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA - São Luiz Gonzaga
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA - São Miguel das Missões
PARQUE DAS FONTES - Entre-Ijuís
ATELIÊ VÓ ANGELINA - São Miguel das Missões
ESTRELA TUR VIAGENS E TURISMO - São Miguel das Missões
LOJAS IMIGRAÇÃO - Caibaté e Vitória das Missões
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - Ao lado do Posto no Trevo de São Miguel das Missões
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES - São Miguel das Missões
JAIR FACAS ANTIGAS - São Miguel das Missões
VIRTUAL TECH - São Miguel das Missões