Lançada recentemente na 35ª Feira Municipal do Livro, a obra “A estância de São Borja: a pecuária de um povo de índios missioneiros”, resgatando as origens da região, será utilizada como subsídio pedagógico pelas escolas municipais. A autora da pesquisa, Tiara Cristina Pimentel dos Santos, acertou com o secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, a implementação de uma parceria. “Avaliamos a iniciativa como muito oportuna, já que é nossa meta permanente trabalhar a história de São Borja nas salas de aula”, ressalta o secretário.
Tiara explica que o seu livro trata da história da formação da estância missioneira de São Borja da banda oriental do rio Uruguai e, respectivamente, os povos que se faziam presentes, tanto na redução quanto na estância da antiga São Francisco de Borja. A obra aborda também o contexto histórico e social da estância de criação de gado, sustentando o núcleo de povoamento e mostrando a convivência familiar na época.
O secretário Reolon observa que o livro também “ajuda entender como a criação de gado - vacum, cavalar, caprino e equino - e o surgimento da Vacaria do Mar tiveram importância fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da nossa região.” Esses impactos positivos atingem as reduções jesuíticas e os povos charruas, minuanos-guenoas e dos yarós que ocuparam o território missioneiro. Isto inclui as diversas etnias que viveram na São Borja do passado.
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CATURRA FREE SHOP EM PORTO XAVIER
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ESTRELA TUR VIAGENS E TURISMO - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LOJAS IMIGRAÇÃO EM CAIBATÉ E VITÓRIA DAS MISSÕES