Nas Missões Jesuíticas, a gastronomia se transforma em arte ao combinar pratos saborosos com vinhos selecionados, produzidos em terras missioneiras. Para trazer as melhores dicas de harmonização, nossa equipe foi até a Vinícola Fin, em Entre-Ijuís, onde conversou com o sommelier e proprietário Jorge Fin, que há mais de 20 anos produz rótulos premiados e de altíssima qualidade.
Confira essas dicas especiais de harmonização
Cabernet Sauvignon: Imagine saborear um suculento filé mignon ao molho de cogumelos, acompanhado de um Cabernet Sauvignon robusto, uma das joias da Vinícola Fin. Jorge Fin recomenda essa combinação para quem busca uma experiência marcante, que aquece a alma e celebra a sofisticação.
Merlot: Para os amantes de um bom risoto, o Merlot da Vinícola Fin é o par perfeito. A suavidade do vinho, somada aos aromas do prato, cria uma experiência gastronômica inesquecível.
Tannat: Uma costela de cordeiro assada, suculenta e bem temperada, é uma boa pedida para combinar com o Tannat da Vinícola Fin. Esse vinho encorpado realça as notas rústicas e profundas do cordeiro.
Chardonnay: Para um toque cítrico e refrescante, o Frango grelhado com molho de limão é o mais indicado para apreciar um bom Chardonnay.
Sauvignon Blanc: A Salada de frutos-do-mar ganha mais sabor quando acompanhada por um Sauvignon Blanc. Segundo Jorge Fin, a acidez e frescor desse vinho complementam a delicadeza dos frutos-do-mar, resultando em uma harmonia perfeita.
Cabernet Blanc: sem dúvidas a melhor combinação é um camarão ao alho e óleo. Jorge, garante que essa harmonização é um verdadeiro encontro de sabores intensos e equilibrados.
Rosé: por último mas não menos importante o Rosé combina super bem com um Salmão grelhado, delicado e suculento. A suavidade do Rosé da Vinícola Fin enaltece o frescor do peixe, propiciando uma refeição leve e muito saborosa.
Champagne: Claro que o Champagne não poderia ficar de fora, para os momentos de celebração, as ostras frescas com Champagne são uma escolha clássica e muito elegante.
Localizada na Rodovia BR 285, Km 509, no município de Entre-Ijuís/RS, a Vinícola Fin é uma relíquia missioneira que vale a visita. Além de receber visitantes para degustações e passeios pelas videiras, a vinícola também vende seus produtos fisicamente e pela internet, permitindo que você leve um pedacinho das Missões para a sua casa.
Viu só, agora não tem mais como erra na harmonização de vinhos. E na próxima visita às missões, é a parada na Vinícola Fin é obrigatória!
É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.
Saiba maisDiariamente, a região das Missões no Rio Grande do Sul acolhe turistas em busca de uma conexão profunda com a História Missioneira Com um roteiro que inclui o Centro Histórico em Santo Ângelo, Vinícola Fin, o Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões e uma visita especial à...
O governo do Estado assinou, nesta quinta-feira (14), convênios com os 202 municípios selecionados no programa RS Qualificação, iniciativa da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional. O ato, realizado no salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini, formaliza ...
Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei do deputado Eduardo Loureiro que declara 2024 como o ano do centenário de Jayme Caetano Braun, um dos maiores expoentes da cultura regional. ?Estão sendo preparadas várias atividades em memória ao grande poeta ...
A Caravana Federativa chegou no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (19/10), primeiro dia de evento, mais de 2 mil pessoas estiveram na Fiergs para atendimento com as equipes técnicas de mais 30 ministérios. Promovido pela Famurs, em parceria com os governos federal e estadual,...
A Associação de Guias de Turismo das Missões divulgou nesta semana a lista de guias e seus contatos. São 22 integrantes com qualificação e certificação para realizar o serviço de guia para turistas que venham visitar a região missioneira. O que conhecer nas Missões? · Conhe...