Notícias

20/10/2023 08:36


Prefeitos Missioneiros participam da Caravana Federativa no RS

A Caravana Federativa chegou no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (19/10), primeiro dia de evento, mais de 2 mil pessoas estiveram na Fiergs para atendimento com as equipes técnicas de mais 30 ministérios. Promovido pela Famurs, em parceria com os governos federal e estadual, o evento é uma iniciativa inédita e visa a aproximação dos entes federativos, além de oportunizar aos gestores uma atualização sobre recursos e programas disponíveis e o andamento de demandas dos municípios.

Em sua manifestação de boas-vindas, o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, destacou que o grande diferencial da Caravana Federativa é justamente ter uma grande equipe dos ministérios, em Porto Alegre, para atender prefeitos e, especialmente, os técnicos municipais. “Sabemos da dificuldade de encaminhar pedidos e projetos, do custo de deslocamento até a capital federal, toda a logística de bater em muitas portas, a falta de recursos. A sensibilidade do governo federal em trazer equipes que realmente podem destravar demandas municipais é extremamente importante, por isso nos agradecemos a vinda até o RS”, destacou.

Conforme Orsi, a proximidade e a compreensão da realidade local é fundamental para que os municípios avancem em antigas e novas solicitações. “Por isso, essa ação do governo federal tem que ser elogiada e aplaudida. Nós precisamos trabalhar juntos, porque quem não quer resolver questões, nem se apresenta, e se o governo federal quer estar mais próximo dos municípios, vindo aqui, penso que aumentam muito mais as chances dos municípios avançarem em suas demandas, que não são poucas”, justificou.

O presidente Orsi também aproveitou a oportunidade para agradecer novamente os governos federal e estadual pela parceria e auxílio junto aos municípios gaúchos afetados pelos eventos climáticos que atingem o estado desde o mês de junho.

A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes nomes para o municipalismo gaúcho, entre elas o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. O ministro, que também é gaúcho, destacou que o país precisa de um ambiente que recupere a relação entre gestores e que o trabalho seja voltado para que as coisas aconteçam e efetivamente o resultado chegue nos municípios “É nas cidades que as pessoas moram, que as coisas acontecem e qualquer política pública só tem resolutividade se ela chegar na ponta e, especialmente, se ela puder mudar a vida das pessoas que mais precisam”, avaliou.

Pimenta ressaltou que o governo está fortemente presente no RS, por conta dos eventos climáticos e situação de emergência dos municípios, mas também com outras iniciativas, como em investimentos em estradas e rodovias e a volta de programas federais destinadas aos municípios. “O edital do Novo PAC está na rua, para que os senhores possam se habilitar e apresentar projetos em todas as áreas. Muitos outros projetos e editais ainda serão lançados, para que os municípios tenham a oportunidade, de forma transparente e republicana, de apresentarem projetos e receberem recursos do governo federal, para voltar a investir em suas cidades e, repito, para melhorar a vida das pessoas que mais precisam”, afirmou. “A Caravana foi um sucesso na Bahia e no Rio e está sendo importante aqui no estado. Esperamos que sejam dois dias muito proveitosos, de resultado, muito trabalho e para que todos voltem felizes e satisfeitos com esse evento”, finalizou.

O secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, representando o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também participou da solenidade. Em sua manifestação, Ceciliano destacou que o governo vive um momento de aproximação e a Caravana Federativa mostra, na prática, a busca da Presidência da República de repactuação com os estados e municípios. “É o pacto federativo sendo realizado, de fato. A ideia deste evento é repactuação, trazer de volta o convívio de governadores e prefeitos com o presidente. A federação é isso, a união dos governos, para ter harmonia e federalismo de cooperação com dependência”, afirmou. Segundo o secretário, nas edições realizadas na Bahia e no Rio de Janeiro, foram contabilizados mais de 7 mil atendimentos, com resolução de demandas municipais que, por exemplo, aguardavam conclusão há 15 anos.

Na sua explanação, o secretário Ceciliano também afirmou que o governo federal está comprometido em liberar a compensação do FPM, mas ainda é necessário a emissão de uma nota técnica do TCU. A expectativa é que o PLP 136/2023 seja sancionado na próxima semana, para que o pagamento ocorra no dia 30 de outubro. Ele também citou o intenso trabalho do governo, que conseguiu retormar mais de 40 projetos, entre eles o Bolsa Família; o Minha Casa, Minha Vida; e o Mais Médicos.

Também prestigiando a abertura do evento, o vice-governador do RS, Gabriel Souza agradeceu a relação federativa que o governo federal tem buscado com os demais entes, algo fundamental para a entrega de serviços públicos de qualidade aos cidadãos. Ainda em sua manifestação, o vice-governador ressaltou a queda nos impostos estaduais, que afetou os cofres gaúchos em R$ 3 bilhões a menos, o que impacta diretamente os municípios. “Somos favoráveis a redução da carga tributária, para que o cidadão pague cada vez menos impostos, mas temos uma preocupação severa com as contas públicas”, salientou. Conforme Gabriel, o governo do Estado tem participado, junto com os municípios, das discussões sobre a reforma tributária, a fim de que os entes subnacionais não percam ainda mais parcelas de arrecadação do bolo tributário.

A cerimônia de abertura contou ainda com as manifestações do presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ary Vanazzi; do anfitrião e prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi; e dos deputados federais Maria do Rosário e Pompeo de Mattos.

Também compuseram a mesa de abertura, o secretário de Comunicação Institucional da Presidência da República, Maneco Hassen; o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares; a secretária de gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal; os deputados estaduais Dirceu Franciscon, Eduardo Loureiro, Pepe Vargas, Adão Pretto, Jefferson Fernandes, Alexandre Lindenmeyer e Sofia Cavedon; e os deputados federais Marcon, Denise Pêsoa, Reginete Bispo e Bohn Gass.

Além do atendimento direto dos ministérios às prefeituras, a Caravana Federativa incluirá painéis informativos sobre o Novo PAC Seleções, os programas Minha Casa, Minha Vida e Aquisição de Alimentos (PAA), compras institucionais e o fortalecimento da agricultura familiar. Outro momento importante será o debate sobre programas, soluções e recursos disponíveis para os municípios em estado de calamidade, que acontece nesta sexta-feira (20/10).

ESCOLHA O SEU ROTEIRO NAS MISSÕES
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CIRCUÍTO MISSÕES JESUÍTICAS GUARANI
ROTEIRO CAMIMHO DAS MISSÕES 4 DIAS
ROTEIRO MISSÕES 8 DIAS 
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 15 DIAS
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 9 DIAS
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

 

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
NOVEMBERFEST - FESTA TÍPICA ALEMÃ DE MATO QUEIMADO, SAIBA TUDO SOBRE O EVENTO
VESTIBULAR DE VERÃO URI - CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO, APROVEITE.
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...