Conjunto de ruínas remanescentes da redução jesuítica homônima, que fazia parte dos Sete Povos das Missões.
Horário de Visitação no Sitio Arqueológico
9hs ás 12hs - 14hs às 18hs, de Terça-feira a Domingo.
ÀS SEGUNDAS-FEIRAS O SÍTIO NÃO É ABERTO AO PÚBLICO, CONFORME DETERMINAÇÃO DO IPHAN, DESDE 11 DE AGOSTO DE 2014, PARA ORGANIZAÇÃO E MANUTENÇÃO.
Escritório do IPHAN - (55) 3381-1399
E-mail IPHAN Missões parque.missoes@iphan.gov.br
Durante o horário de verão: 9hs às 12hs - 14hs às 20hs
Era 1690 quando o Padre Bernardo De La Veja fundou a Redução de São Lourenço Mártir. Da Redução de Santa Maria Maior, lá na Argentina, ele trouxe 3512 índios. Já no começo, 823 famílias formaram o quinto povoado missioneiro no Rio Grande do Sul.
A redução tinha a praça ao centro e a igreja como principal construção. As poucas paredes ainda intactas dão a dimensão da grandiosidade do templo religioso. Um prédio com aproximadamente 80 metros de comprimento e 40 de largura. Tão grande quanto o tamanho, era a riqueza do local. No livro “Bens e Riquezas das Missões”, foram traduzidos os inventários dos sete povos.
A obra relata que a igreja tinha cinco altares dourados e inúmeros objetos de ouro, prata e bronze. Aqui, mais uma vez, o que chama a atenção é a perfeição das pedras. Esculpidas de forma artesanal, grande parte intacta desde a época em que os índios habitaram esta terra.
O local chegou a ter quase 7 mil índios, uma das maiores reduções. Tudo numa série de construções tão bem planejadas que hoje ainda deixam dúvidas entre a população. Histórias como as de túneis subterrâneos que ligavam uma redução à outra. O que nada mais eram do que espaços embaixo da terra para guardar vinhos e alimentos.
As ovelhas que correm soltas pelo Sítio Arquelógico de São Lourenço das Missões também ajudam a contar a história que se passou no lugar. São em torno de 30 animais da raça conhecida como missioneira, criada na época da antiga redução jesuítico-guarani.
Sítio Arqueológico de São Lourenço - Redução Jesuítas
São Luiz Gonzaga, RS
BR 285
Telefone: (55) 3352-2699