O Centro Municipal de Cultura Santo Ângelo Custódio recebe junto a sua principal entrada o Museu Municipal do Cinema Vivaldino Prado.
Acervo histórico sobre o cinema regional ganha espaço espaço aberto para visitação púbica em 17 de agosto de 2016 um acervo com mais de 200 peças que retratam o período de ouro do cinema regional ganha mais visibilidade e um local permanente de visitação.
O Museu leva o nome de Vivaldino Prado. Ele dedicou mais de 60 anos de sua vida ao cinema.
As peças foram adquiridas da família Prado e se tornaram de domínio público por intervenção do Ministério Público Federal, através do Procurador da República, Dr. Osmar Veronese, que articulou junto a 10ª Delegacia da Receita Federal, Rotarys Clubes de Santo Ângelo e a Secretaria Municipal de Cultura. O esforço conjunto proporcionou a adquisição das peças e a composição do espaço.
A Prefeitura Municipal de Santo Ângelo é a responsável legal pelo acervo e tem o compromisso de garantir o espaço para a exposição das peças junto ao Centro Municipal de Cultura, preservar o acervo e oferecer suporte para a visitação popular. Desta forma, fomentar a pesquisa e divulgação da história do município contada por meio da sétima arte.
O acervo disposto no espaço ainda recebe novas peças que estão sendo catalogadas e deverão ser acondicionadas em mobiliário próprio.
O Procurador da República, Dr. Osmar Veronese na oficialização da doação do acervo para a administração pública afirmou que “preservar algumas raízes dessa cultura é de enorme valia para as gerações futuras”.
O Museu leva o nome de Vivaldino Prado. Ele dedicou mais de 60 anos de sua vida ao cinema, adquirindo, selecionando e catalogando peças e histórias que hoje são de grande valor e divulgando a 7ª arte na Região das Missões
O Museu do Cinema Missioneiro é um dos mais completos do Brasil, está junto ao salão de entrada do Centro de Cultura onde se encontra em constante exposições de artes e localizado próximo ao Monumento ao Sepé Tiaraju, Teatro Antônio Sepp, Memorial Coluna Prestes e Estação da Viação Ferroviária de Santo Ângelo.
Paulo Prado, seu neto, acompanhou desde a infância as andanças do avô passando filmes por várias regiões do RS. Ao tornar-se adulto, Paulo iniciou sua coleção, adquirindo do Brasil e do exterior suas peças de cinema, ao longo de uns 34 anos. Escreveu o livro: 100 anos de cinema em Santo Ângelo. Fundou o Museu e para homenagear o avô, de-lhe o nome.
O Museu do Cinema Missioneiro é um dos mais completos do Brasil, está junto ao salão de entrada do Centro de Cultura onde se encontra.
Paulo Prado Machado, (55) 99996-43986
Museu Municipal do Cinema Vivaldino Prado
Santo Ângelo, RS
Rua Tres de Outubro, 800
Telefone: (55) 3312-0100
Telefone2: (55) 99996-4398
Telefone3: (55) 33136-3215