Fundador: Padre Diogo Haze (1706). A Redução de Santo Ângelo, fundada em 1706, foi à última redução construída pelo ciclo missioneiro. Destruída na guerra guaranítica, hoje é uma cidade de referência no sul do estado. A sua Igreja Matriz mostrada na foto, foi construída em cima das ruínas da igreja anterior, e seguindo o projeto da Igreja de São Miguel das Missões; Detalhe: Todas as igrejas das Missões são voltadas para o norte, com exceção da de Santo Ângelo que foi construída voltada para o sul.
Hoje existe várias janelas cobertas, protegendo os fragmentos da Redução de Santo Ângelo conhecidas como Museu a Céu Aberto, mas as antigas paredes e muralhas que compunham a Missão se resumem a estás que estão no interior do Centro Histórico, a Catedral Angelopolitana foi erguida seguindo o estilo da arquitetura da época e é uma parte da grande catedral que existia em sua fundação jesuíta original.
Mais imagens Redução Santo Ângelo.
O segundo ciclo correspondente ao período dos chamados "sete povos" (no total, eram trinta, mas os outros estão agora na Argentina e no Paraguai) da República Guarani, o último dos quais foi Santo Ângelo, fundado em 1676. Embora esse notável projeto comunitário chegasse a alcançar um desenvolvimento espantoso, com fundição de ferro, exportações para a Europa, eleições diretas e uma arte refinada, foi liquidado numa ação conjunta de Portugal e Espanha, temerosos com os rumos que as coisas iam tomando. O nome da cidade de Santo Ângelo, tem origens na Missão Jesuítica de Santo Ângelo Custódio, ou como consta em alguns documentos espanhóis da época, Sant"Angel da La Guardia e ainda Sant"Angel Custódio. Segundo os dogmas e a tradição da Igreja Católica (herdados do Judaísmo), existe na corte celestial uma infinidade de espíritos puros divididos em várias hierarquias, entre eles os anjos guardiões, que tem como missão a proteção espiritual das crianças que recebem o batismo, bem como a de povos inteiros. A redução de Santo Ângelo, foi consagrada ao Anjo Custódio das Missões (aquele que tem a custódia, a guarda) o protetor de todos os povos missioneiros. A estatutária deste povo era representada em sua maioria com asas, uma alusão ao protetor, presente em todas as imagens. Seu fundados foi o padre jesuíta Diogo Haze (1647-1725), que cumpriu a especial missão de organizar os primeiros passos daquele que foi o último dos "Sete Povos da Banda Oriental do Rio Uruguai"
Dedicada ao anjo da guarda, sua fachada foi construida em homenagem aos sete povos.
Vídeo da Catedral de santo Ângelo.
Mais informações sobre os vitrais da Catedral de Santo Ângelo
Mais informações sobre o interior da Catedral de Santo Ângelo
Mais informações sobre a via sacra da Catedral de Santo Ângelo
Projeção Mapeada Catedral Angelopolitana.
Ritual de Benção do Anjo da Guarda.
Praça Pinheiro Machado.
Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico
Ruínas de São Nicolau Sítio Arqueológico 1ª Redução Jesuítas
Ruinas de São Lourenço Sítio Arqueológico
Ruinas de São João Batista Sítio Arqueológico - 6ª Redução Jesuítas
Ruínas da Redução de Santo Ângelo Custódio
Ruinas da Redução de São Luiz Gonzaga