Tchê... o que significa esta expressão!

Quem já não ouviu um gaúcho dizer: "Barbaridade, Tchê"? Ou de modo mais abreviado "Bah, Tchê"? Tchê Barbudo!
Essa expressão, própria dos irmãos do sul, tem um significado muito curioso.
Os gaúchos herdaram seu "Tchê" dos espanhóis.
Há muitos anos, o fervor religioso era muito grande na Europa principalmente entre a população mais simples. Por essa razão, a linguagem falada no dia, era dominada por expressões religiosas como: "vá com Deus", "queira Deus que isso aconteça", "juro pelo céu que estou falando a verdade" e assim por diante. Uma forma comum das pessoas se referirem a outra era usando interjeições também religiosas como: "Ô criatura de Deus, por que você fez isso"? Ou "menino do céu, onde você pensa que vai"? Muita gente especialmente no interior ainda fala desse jeito.
Os espanhóis preferiam abreviar algumas dessas interjeições e, ao invés de exclamar "gente do céu", falavam apenas Che! (Se lê Tchê) e significa do céu. Eles usavam essa expressão para expressar espanto, admiração, susto. Era talvez uma forma de apelar a Deus na hora do sufoco e para chamar pessoas ou animais.
Com a descoberta da América, colonização, os espanhóis trouxeram essa expressão para as colônias. Aí os Gaúchos, que eram vizinhos dos argentinos e uruguaios acabaram importando para a sua forma de falar.
Portanto exclamar "Tchê" ao se referir a alguém significa considerá-lo alguém "do céu". Que bom seria se todos nos tratássemos assim. Considerando uns aos outros como gente do céu. 
Vídeo: Tchê ou Che
Lincoln Monto Jorge Na Espanha, região de VALENCIA. Os jogadores de futebol são conhecidos como Tchês" e quando o Clube de Futebol Valencia CF joga e o locutor do Estadio, da a escalacao do Time, a cada nome pronunciado, a torcida responde com TCHE.

O termo Tche também é usado pelos Mapuche (na língua mapudungun, gente da terra) são um povo indígena da região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina. São conhecidos também como araucanos. Isso vem da língua do povo mapuche. Mapu = terra/che = gente. - "mapuche" quer dizer "gente da terra". No Rio Grande foi acrescentado o "T", porque senão falariam o som "xê", o que é ouvido em algumas regiões do Estado. Quando se diz: - Chê!, estamos dizendo - Gente!, Cara! Homem da terra!
Colaboração, Ennio Gomes.
enniogomes@hotmail.com

Empreendimentos

Licor Cigano de Ameixa Preta

Ingredientes 500 g de ameixas-pretas 1 kg de açúcar 12 xícaras (chá) de água 1 litro de álcool de cereais (40°) 2 xícaras (chá) de conhaque Modo de Preparo: Hidratar as ameixas: coloque-as em uma vasilha de vidro ou louça com a água e deixe de molho de um dia para o outro. Cozinhar a mistura: no dia seguinte, leve as ameixas com a água para ferver em uma panela de ágata...