Diocese de Santo Ângelo acolherá a 48ª Romaria da Terra no Santuário do Caaró em 2026
A Diocese de Santo Ângelo se prepara para acolher, no dia 17 de fevereiro de 2026, feriado de carnaval, a 48ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, que será realizada no Santuário Diocesano do Caaró, localizado no município de Caibaté.
A escolha do Santuário do Caaró como local da romaria está diretamente relacionada ao Grande Jubileu dos 400 anos do início da evangelização no Rio Grande do Sul, marcado pela chegada dos missionários jesuítas em 03 de maio de 1626. Dentro deste contexto histórico, ao longo de 2026 estão previstas diversas iniciativas e momentos celebrativos que buscam valorizar a trajetória das Missões Jesuítico-Guarani e sua relevância para a formação cultural, social e espiritual da região.
Para esta edição, a Romaria da Terra terá como tema:
“400 anos de Evangelização Missioneira: Terra Sem Males e Ecologia Integral”,
e como lema:
“Eu vi um novo Céu e uma nova Terra” (Ap 21,1).
A programação contempla momentos de espiritualidade, caminhada, celebração e reflexão coletiva, reunindo romeiros, comunidades, pastorais, movimentos sociais e fiéis de diferentes regiões do estado.
Programação da 48ª Romaria da Terra – 17/02/2026
-
07h – Café para os romeiros
-
08h – Acolhida no pórtico do Santuário
-
08h30 – Abertura da Romaria
-
09h – Caminhada
-
10h30 – Santa Missa
-
11h45 – Almoço e momento cultural
-
13h – Tribuna
-
15h – Bênção de envio
A organização convida as comunidades a organizarem suas caravanas, grupos, pastorais e movimentos para participar deste momento de fé, memória e compromisso com a vida, a terra e a ecologia integral.