Detalhes do Site

Ruínas de São Lourenço



    Conjunto de ruínas remanescentes da redução jesuítica homônima, que fazia parte dos Sete Povos das Missões.
    Era 1690 quando o Padre Bernardo De La Veja fundou a Redução de São Lourenço Mártir. Da Redução de Santa Maria Maior, lá na Argentina, ele trouxe 3512 índios. Já no começo, 823 famílias formaram o quinto povoado missioneiro no Rio Grande do Sul.
    A redução tinha a praça ao centro e a igreja como principal construção. As poucas paredes ainda intactas dão a dimensão da grandiosidade do templo religioso. Um prédio com aproximadamente 80 metros de comprimento e 40 de largura. Tão grande quanto o tamanho, era a riqueza do local. No livro “Bens e Riquezas das Missões”, foram traduzidos os inventários dos sete povos.
    A obra relata que a igreja tinha cinco altares dourados e inúmeros objetos de ouro, prata e bronze. Aqui, mais uma vez, o que chama a atenção é a perfeição das pedras. Esculpidas de forma artesanal, grande parte intacta desde a época em que os índios habitaram esta terra.
    O local chegou a ter quase 7 mil índios, uma das maiores reduções. Tudo numa série de construções tão bem planejadas que hoje ainda deixam dúvidas entre a população. Histórias como as de túneis subterrâneos que ligavam uma redução à outra. O que nada mais eram do que espaços embaixo da terra para guardar vinhos e alimentos.
    As ovelhas que correm soltas pelo Sítio Arquelógico de São Lourenço das Missões também ajudam a contar a história que se passou no lugar. São em torno de 30 animais da raça conhecida como missioneira, criada na época da antiga redução jesuítico-guarani.

  • Sobre

  • As ovelhas estão aqui há 14 anos através de um projeto criado numa parceria entre a prefeitura de São Luiz Gonzaga e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. Hoje fazem parte da paisagem junto com o que restou das construções. A história de um povo preservada há mais de 300 anos.
    Vídeo: Ruinas de Sao Lourenço Vídeo 1 
    Vídeo: Ruínas de São Lourenço Vídeo 2 
    Vídeo: Ruínas de São Lourenço Vídeo 3 
    Vídeo: Ruínas de São Lourenço Vídeo 4 

    Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico
    Ruínas de São Nicolau Sítio Arqueológico 1ª Redução Jesuítas 
    Ruinas de São Lourenço Sítio Arqueológico
    Ruinas São João Batista Sítio Arqueológico - 6ª Redução Jesuítas

Informações

Ruínas de São Lourenço
São Luiz Gonzaga, RS
BR 285
Telefone: (55) 3352-2699

Formulário para contato