Detalhes do Site

Piquete Farrapos fundado pelo Nego Betão



    Mais imagens sobre o Piquete Farrapos e o “Nego Betão”, clique aqui.
    O tradicionalista Alberto Valeriano Ferreira, conhecido como “Nego Betão”, figura lendária e carismática na região missioneira. Homem campeiro, laçador, ginete e, acima de tudo, companheiro, parceiro uma coisa por demais, morreu na madrugada de 28/11/13, em Santo Antônio das Missões, lugar onde viveu e firmou palanque. O místico disto tudo, é que Nêgo Betão veio a falecer um dia após o cantor missioneiro Jorge Guedes ter se apresentado no programa Jornal do Almoço, da RBS TV, em Porto Alegre, cantando uma linda música, exatamente em homenagem ao moreno velho. Diz tudo que um vivente tem a dizer, em vida, a um grande amigo. 
    Para ver o video da musica clique aqui.
    “Nego Betão” aparece cavalgando pelo campo, ao lado de Guedes e banda. Mas, certamente, morreu feliz, ainda mais tendo sido tema daquela que é candidata a melhor música de 2013.
    Vá ao trote, Nêgo Betão, herói centauro deste chão.
    Hoje 2015, responde pela patronagem do Piquete Farrapos sua filha Vera Lucia Ferreira Oliveira.

  • Sobre

  • Nego Betão (Jorge Guedes e Família)
    La vai o nego betão com aperos de couro cru, mais gallo que o tiarajú,num gateado marchador... pois já nasceu campeador, e é daqueles meu irmão, que sai dando co'as duas mão, num bicho corcoveador.
    Gauchão da velha templa que o tempo não engoliu uma bugra lhe pariu bem na costa de um lenheiro... guarda o feitiço galponeiro de centauro deste chão que envelheceu na amplidão lidando com caborteiro.
    Lá vem o nego betão que china e bala não popa mais taura que um rei no trono chapéu tapeado na copa abrindo o peito estrada afora bem na culatra da tropa.
    Profeta xucro dos galpões que sempre tem argumento, proseia com o próprio vento e passa por louco talvez, o que ele tem em campo e rês nunca foi dele amigaço e se um dia sobrar um pedaço reparte com uns dois ou tres.
    No lugar que esse índio laça fica um buraco no chão dos pealos de paletão serrando só nos dois cascos nasceu pegado no basto e quando o maula sai berrando o mango véio vai cruzando arrancando terra com pasto. 
    Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico  clique aqui.
    Ruínas de São Nicolau Sítio Arqueológico 1ª Redução Jesuítas clique aqui.
    Ruinas de São Lourenço Sítio Arqueológico clique aqui.
    Ruinas São João Batista Sítio Arqueológico - 6ª Redução Jesuítas clique aqui.

Informações

Piquete Farrapos fundado pelo Nego Betão
Santo Antônio das Missões, RS

Telefone: (55) 3367-1450
Telefone2: (55) 9609-7773

Formulário para contato