Notícias

08/09/2023 09:23


Governo federal promete agilidade na liberação de recursos para cidades gaúchas atingidas pelo ciclone

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, assegurou que o governo federal destinará todos as verbas necessária para as cidades gaúchas atingidas pela recente passagem de ciclone. Ainda segundo ele, as prefeituras com estado de calamidade pública reconhecido (79 até agora) podem obter os recursos em até 48 horas.

Para agilizar o processo, é necessário que o gestor municipal decrete a medida e encaminhe plano de trabalho detalhando à Defesa Civil Nacional. “Atenderemos integralmente às demandas detalhadas em cada documento, de acordo com o que for homologado pela Defesa Civil estadual.

Pimenta – que é gaúcho – refutou críticas a uma suposta falha por parte do atual governo federal na prevenção e mitigação dos efeitos desse tipo de desastre natural. Segundo ele, o problema se deve a questões relacionadas ás gestões anteriores do Palácio do Planalto:

“Ficamos sete anos sem recursos para prevenção de enchentes e proteção de encostas. Mas já decidimos incluir no orçamento do ano que vem programas e recursos nesse sentido”.

Visita e sobrevoo

Na quarta-feira (6), Paulo Pimenta visitou áreas atingidas pela chuva em excesso nos últimos dias. Ele e o colega Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) participaram de sobrevoos de helicóptero. Ambos fizeram o mesmo em Santa Catarina.

Pimenta fez uma breve análise da situação, em entrevista à imprensa: “Ainda não temos noção do prejuízo total, até porque em algumas cidades só agora o nível da água está baixando. O esforço principal nesse momento é salvar vidas, essa é a ação mais emergencial”.

Decretos reconhecidos

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional reconheceu nesta quinta-feira o estado de calamidade pública decretado pelas prefeituras de ao menos 79 cidades gaúchas atingidas pela chuva em excesso nos últimos dias. A medida permite agilizar a liberação de recursos para ajuda humanitária e reconstrução de infraestrutura, dentre outros procedimentos.

Os gestores locais podem agora solicitar verbas para ações emergenciais e apresentar planos de trabalho. Na lista estão ações de socorro e assistência às vítimas, restabelecimento de serviços básicos e recuperação de estradas destruídas ou danificadas, por exemplo.

Com base nos dados submetidos pelos Executivos municipais, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil avalia valores pleiteados e objetivos a serem cumpridos. Equipes do órgão federal estão no Rio Grande do Sul desde segunda-feira (4), inclusiva para auxiliar na elaboração dos pedidos de reconhecimento de situação de emergência.

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...