Notícias

24/08/2023 09:12


Palestrantes alertam em Fórum sobre manejo do solo para produção e rentabilidade da soja

Aumentar a produção e a rentabilidade da soja, através de um conjunto de práticas e desafios voltados principalmente para a reestruturação do solo, foram objetivos que marcaram algumas das palestras do 10º Fórum Norte Gaúcho da Soja, sediado em Ipiranga do Sul, na sexta-feira (18/08). O evento, realizado no Ginásio Municipal, reuniu de cerca de 400 pessoas, entre produtores, extensionistas da Emater/RS-Ascar, estudantes e lideranças.

Os rendimentos das últimas safras no Estado, principalmente da soja, bem como o impacto causado pelos eventos climáticos El Niño e La Niña, foram destacados pelo assistente técnico estadual na área de culturas da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri, na abertura. Rugeri observou que das últimas dez safras, três delas foram de rendimentos, e as outras sete foram afetadas pelo excesso de chuvas ou pela estiagem. Para aumentar a produção e o rendimento, destacou o uso da irrigação para melhor aproveitamento da água. Segundo ele, é preciso otimizar a tecnologia. Outros fatores observados, que podem impactar da produção, são a calendarização, o vazio sanitário, zoneamento, além da baixa eficiência dos produtos e perdas na colheita, dentre outros.

No painel sobre Manejo Sustentável para o Alto Rendimento, com os palestrantes Diego Alessio, que falou sobre Agricultura Regenerativa, e Telmo Amado, que abordou a Construção de perfil favorável ao enraizamento. O painel foi mediado por Fabiano Paganella. Na biodiversidade, Alessio defendeu o plantio direto e o melhoramento do carbono nas lavouras como um dos eixos para obter lavouras com rendimentos. "Precisamos de um modelo agrícola condizente como o nosso planeta".

Neste mesmo contexto, investir na construção de um perfil do solo favorável garantirá rentabilidade, disse Telmo Amado. "Só 10% dos solos no mundo estão com maior potencial favorável agrícola. Reverter esse processo é um desafio mundial. Investir no solo equivale a uma aplicação de altíssimo retorno", destaca. No entanto, observou que o manejo do solo deve estar associado a outras práticas. Para ele, o manejo e conservação do solo, devem ser incentivados como políticas públicas.

O economista Ruy Silveira Neto, da Farsul, ressaltou que as projeções de mercado mudam, mas que tanto a produção como o consumo no mundo devem aumentar em 2024. De acordo ele, o mundo produz 402,8 milhões de toneladas de soja, e a projeção é de crescimento de 9%, então os produtores devem ficar atentos ao custo de produção das lavouras.

O pesquisador e professor aposentado Luiz Carlos Molion falou sobre as mudanças climáticas. O Controle de plantas daninhas na cultura da soja e desafios e oportunidades foi o tema da palestra do engenheiro agrônomo e doutor em Fitotecnia, Anderson Luis Nunes. Ele destacou a importância do uso de pré-emergentes no cultivo da cultura.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Ipiranga do Sul, Marco Sana, do vice-prefeito, e de representantes das entidades promotoras do evento, dentre elas o gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello. O professor Mauricio Albertoni Scariot, do Centro Universitário Ideau, falou em nome das entidades promotoras do evento.

O 10º Fórum Norte Gaúcho da Soja é uma promoção do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Prefeitura de Ipiranga do Sul, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (Accias), Emater/RS-Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai e Centro Universitário Ideau.

Homenagens

A 10ª edição Fórum Norte Gaúcho da Soja também foi marcada por homenagens, lembrando o idealizador do fórum, engenheiro agrônomo Paulo Silva (In Memoriam). Também foram homenageadas lideranças e apoiadores nos dez anos do evento.

 

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...