Notícias

22/05/2023 11:41


Luciano Orsi é eleito novo presidente da Famurs

A Famurs realizou nesta quinta-feira (18/05) a eleição para ratificar os nomes dos indicados pelos partidos políticos que irão integrar o Conselho Administrativo da entidade para a gestão 2023/2024. Com 155 votos, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, foi oficialmente eleito como próximo presidente da entidade.

Ao todo, foram contabilizados 157 votos, sendo que brancos e nulos somaram dois pontos. O prefeito de Campo Bom foi escolhido pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) para presidir a Famurs até maio de 2024, com votos de prefeitos e vice-prefeitos do partido. A posse da nova presidência acontece no dia 6 de junho, integrando a programação do 41º Congresso de Municípios do RS.

Em sua primeira fala como presidente eleito, Orsi destacou a presença do prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, com quem disputou o cargo internamente no partido, frisando a disputa fraterna e orgulho na participação efetiva de todos os prefeitos e vices do PDT. “Iremos trabalhar juntos no crescimento do municipalismo”, afirmou.

Orsi também aproveitou a oportunidade para afirmar seu compromisso, enquanto presidente da Famurs, em permanecer atuando junto com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e declarou contar com o apoio da equipe técnica da entidade e de todos os prefeitos, primando sempre pelo desenvolvimento dos municípios gaúchos.

“Contem comigo, municípios do RS. Contem com o trabalho de Campo Bom, mas agora a serviço do Rio Grande. Que a gente possa, cada vez mais, estar unidos, buscando fazer com o que o nosso estado seja pujante e que os nossos municípios, com tantas demandas a atender, proporcionem a qualidade de vida que gostaríamos. Continuamos lutando, trabalhando cada vez mais, para que a gente possa honrar o nosso estado, os nossos municípios e, principalmente, a nossa história de vida a serviço dos munícipes gaúchos”, concluiu.

Luciano Orsi substituirá o atual presidente, Paulinho Salerno (MDB), também prefeito de Restinga Sêca. Sua indicação obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2021 e 2024. Como o PDT foi o terceiro partido com maior número de prefeitos eleitos no RS em 2020, obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2023. O próximo partido a indicar um nome será o PTB. O Progressistas (PP) foi o primeiro a compor o rodízio.

Estiveram presentes no resultado da eleição o presidente Paulinho Salerno; o presidente do Conselho Consultivo e ex-presidente da Famurs, Urbano Knorst; o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, além de prefeitos que compõe a nova nominata.

Perfil

Luciano Libório Baptista Orsi, 57 anos, é natural de Campo Bom. É professor de Educação Física, advogado e empresário do setor farmacêutico. Em 2012, foi candidato a vice-prefeito, mas não se elegeu. Em 2016 foi eleito prefeito e em 2020, reeleito.

Foi premiado duas vezes como Prefeito Empreendedor, pelo Sebrae-RS, e presidiu, por dois anos, a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), agora Vale Germânico (Amvag).

Orsi é casado com Kátia Maria Palmeiro Orsi, tem quatro filhos – Vanessa, Ana, Luciano e Júlia – e uma neta.

Conselho Administrativo

O Conselho Administrativo da Famurs para a gestão 2023/2024 ficou formado da seguinte forma:

Presidente

Luciano Libório Baptista Orsi (PDT) / Campo Bom - Amvag

 Vice-presidentes

Jonas Fernando Hauschild (PDT) / Tucunduva – Amufron

Marcelo Arruda – (PTB) / Barra do Rio Azul – Amau

Mário Augusto de Freire Gonçalves (PP) / Dom Pedrito – Assudoeste

José Alberto Panosso (MDB) Frederico Westphalen – Amzop

Carlos Alberto Bohn (PSDB) / Mato Leitão – Amvarp

Evandro Luis Massing (PT) / Palmeira das Missões – Amzop

Gilson Adriano Becker (PSB) / Vera Cruz – Amvarp

 Conselho Fiscal

Nesta eleição, também foram definidos os nomes e cargos que irão compor o Conselho Fiscal da Famurs para o biênio 2023/2025. Foram 157 votos válidos, sendo que branco e nulos somaram nove pontos. O Conselho Fiscal da Famurs ficou definido da seguinte forma:

Paulo Ricardo Salerno / Restinga Sêca – Presidente – 63 votos

Jones Jehn da Cunha / Horizontina – 1º Titular – 23 votos

Everaldo Bueno Rolim / Inhacorá – 2º Titular – 19 votos

Rodrigo Jacoby Trindade / Mormaço – 1º Suplente – 18 votos

Rodrigo Amadeo Battistella / Nova Santa Rita – 18 votos

Daniel Pereira Almeida / Butiá – 7 votos

 

VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JAIR FACAS ANTIGAS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...