Notícias

27/03/2023 10:41


Reunião técnica alerta sobre doenças dos citros em Santo Ângelo

Na última quinta-feira, 23, foi realizada no Centro Municipal de Cultura uma reunião técnica para tratar de estratégias preventivas ao Greening, considerada a pior doença de citros do mundo. A doença é de rápida disseminação, difícil controle e altamente destrutiva aos pomares. O Greening tem origem na China, se espalhando por Ásia e África e já tendo sido identificada no Brasil.

Por conta do risco aos pomares, o Departamento de Defesa Vegetal (DDV) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) fez a proposição de promover trabalho preventiva, com apoio da Emater, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) e de outras entidades. A ação se deu por meio de capacitação técnica para citricultores, técnicos e servidores municipais. Todos agricultores beneficiados com o programa de fruticultura de Santo Ângelo foram convidados a participar.

O fiscal estadual Agropecuário Alonso Duarte de Andrade salientou que no Brasil a doença foi constatada pela primeira vez em 2004, em diferentes municípios do estado de São Paulo. Em 2005 foi encontrada em Minas Gerais e está instalada também em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A aproximação com o Rio Grande do Sul acendeu um alerta e provocou ações mais incisivas para expandir este processo de educação sanitária e orientação aos produtores e a toda cadeia produtiva com esclarecimentos e possível reconhecimento da doença.

Para Alonso, os produtores de subsistência, agricultores familiares e áreas comerciais necessitam deste conhecimento sobre o que é o greening, como identificá-lo e quais as principais ações que devem ser tomadas tanto para evitar a introdução da doença bem como para saber o que fazer no caso de uma possível confirmação.

O agente causador dessa doença dos citros é uma bactéria transmitida pelo psilídeo Diaphorina citri, que é um pequeno inseto de coloração cinza e com manchas escuras nas asas que mede de 2 a 3 milímetros de comprimento. Esse inseto é comum nos pomares brasileiros, se hospedando em todas as variedades cítricas e, também, na planta ornamental conhecida como falsa murta.

A doença é caracterizada por provocar desfolha, seca e morte de ramos. Os frutos apresentam maturação irregular, redução do tamanho, deformação e queda intensa. Não existe variedade comercial de copa ou porta-enxerto imune. A bactéria se espalha por toda a planta a partir do ramo afetado, sendo que, quando os sintomas aparecem nas extremidades da copa, a bactéria já pode estar alojada bem abaixo no tronco, impedindo a distribuição da seiva.

Para o pesquisador e fiscal agropecuário alguns fatores são de suma importância como adquirir somente mudas sadias, produzidas em viveiros protegidos, que sigam a legislação fitossanitária e registrados no Ministério da Agricultura e não adquirir mudas com procedência de outros estados.

CLIQUE AQUI E ADQUIRA OS LIVROS DO PROFESSOR SÉRGIO VENTURINI
COMPRE PACOTES TURÍSTICOS, INGRESSOS  E PRODUTOS MISSIONEIROS
Documentos e artigos da história missioneira
CATURRA FREE SHOP - Porto Xavier

PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA  - São Luiz Gonzaga 
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA - São Miguel das Missões
PARQUE DAS FONTES - Entre-Ijuís
ATELIÊ VÓ ANGELINA - São Miguel das Missões
ESTRELA TUR VIAGENS E TURISMO - São Miguel das Missões 
LOJAS IMIGRAÇÃO - Caibaté e Vitória das Missões
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - Ao lado do Posto no Trevo de São Miguel das Missões
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES - São Miguel das Missões
JAIR FACAS ANTIGAS - São Miguel das Missões
VIRTUAL TECH  - São Miguel das Missões
Fenamilho Internacional 2023 - Saiba tudo sobre o evento

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...