Com direito ao tradicional batismo com jatos d´água pelos bombeiros, um voo da empresa Azul marcou o início das operações nas novas instalações do aeroporto Lauro Kurtz, em Passo Fundo. O avião pousou às 9h20min de sexta-feira (20/1) com 101 passageiros vindos de São Paulo. Foram dois anos de obras de modernização de sistemas e ampliação da estrutura do aeroporto, que passou a ter 2 mil metros quadrados de área, e mais de R$ 54 milhões de recursos investidos pelo governo do Estado e pelo governo federal.
A equipe do governo do Estado responsável pelas obras avaliou que a resposta foi altamente positiva no primeiro teste das novas estruturas. “Salas de embarque e desembarque amplas e confortáveis agilizaram os processos, bem como os equipamentos de despacho e recebimento de bagagens [esteiras e carrossel] agilizaram os processos de desembarque dos passageiros”, avalia o diretor do Departamento Aeroportuário (DAP) da Secretaria de Logística e Transporte (Selt), Leandro Taborda. Ainda no final da manhã de sexta-feira, o pátio recebeu pela primeira vez um Boeing 737-800, aeronave de grande porte da empresa Gol, com capacidade para 186 passageiros.
No dia seguinte, em razão da infraestrutura disponibilizada, já foi possível a operação simultânea de duas aeronaves no pátio, uma novidade em relação à situação existente. Com a conclusão das obras de ampliação, o Lauro Kurtz passou a dispor de cinco posições no pátio, ou seja, até cinco aeronaves podem permanecer estacionadas no local. A avaliação da equipe técnica do DAP é que todos os requisitos relativos à agilidade para despachar malas, à eficiência dos novos equipamentos e ao número de balcões para check-in, entre outras modificações, atenderam plenamente às expectativas com relação às novas estruturas. “Ganha muito o município, e ganha muito a região, com a modernização do aeroporto”, enfatiza Taborda.
Melhorias
Dois aviões no Aeroporto de Passo Fundo
A ampliação e modernização do sítio aeroportuário é resultado do Termo de Compromisso 5/2017, firmado entre a Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura, e a Selt. A pista de pouso e decolagem foi totalmente recuperada, aumentando a capacidade estrutural. O pátio passou a ter cinco posições 3C (quatro posições B737.800/Embraer 195-E2 e uma posição ATR-72) e aproximadamente 16 mil metros quadrados. Foram instalados equipamentos de auxílio à navegação, balizamento a led, terminal com mais de 2 mil metros quadrados, uma subestação e uma central de utilidades.
Complementam as novidades a execução de vias de serviço (combate a incêndios e abastecimentos), áreas de estacionamento e melhorias no acesso ao terminal. De acordo com o termo de compromisso firmado com a SAC, o terminal antigo será reformado para abrigar a Seção de Combate a Incêndio (Sescinc). Para a gestão do aeroporto, o Estado contratou a Infraero, empresa que tem presença nacional e expertise em serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.
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