Notícias

09/11/2022 10:44


Agricultores familiares realizam intercâmbio com produtores da Serra

Objetivo foi de observar as práticas envolvidas nas ações dos cafés coloniais daquela região
Uma viagem de busca de conhecimento foi proporcionada na semana passada pelo Governo Municipal para sócios da Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA), responsável pela realização do Café Colonial Missioneiro.
Os agricultores familiares santo-angelenses puderam conhecer e vivenciar a realização de cafés coloniais da Serra Gaúcha, considerados locais de atração de turistas naquela região. Também foi visitado o Mercado Público de Porto Alegre, buscando intercâmbio sobre formas de apresentação e comercialização da produção. Uma das razões para a viagem de intercâmbio é a construção do espaço coberto na área do Pavilhão da Agricultura Familiar da Avenida Venâncio Aires. Esse espaço servirá para a promoção do Café Colonial Missioneiro, Feira do Peixe e outros eventos. 
Acompanharam o grupo de produtores nas visitas realizadas na quinta e sexta-feira da semana passada, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco da Silva Medeiros e o servidor da pasta, William Deves, Diomar Formenton, coordenador de Programas e Projetos e a assessora Marita Minetto, ambos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. 
A presidente da APROCOHSA, Márcia Brutti, avalia a viagem como de grande aprendizado, pela oportunidade de presenciar a prática das atividades desenvolvidas em locais que já atuam na área de atendimento de turistas há muito tempo e com excelentes resultados.
O secretário Francisco Medeiros observa que a ideia principal foi mostrar e observar outras realidades, embasando a construção da identidade do café colonial composto pelos produtos da agricultura familiar e das agroindústrias santo-angelenses.
Marita Minetto ressalta que além da observação, os agricultores santo-angelenses puderam interagir com os organizadores das promoções da Serra, com indagações orientadas para a buca de referências de qualidade e quantidade dos produtos, atendimento, limpeza e organização.
Os participantes da viagem técnica irão se reunir nesta semana para avaliar o intercâmbio e debatendo formas de conseguir um melhor aproveitamento no novo espaço que está sendo construído na Avenida Venâncio Aires.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Divulgação

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...