Notícias

03/05/2020 09:30


Saudade do Missioneiro Cenair Maicá.

Cenair Maicá - Biografia, a cultura gaúcha desde 1989 perdeu um de seus grandes poetas: Cenair Maicá. Em homenagem a esse grande artista que se destacou por cantar temas como a água, a terra, o indígena e a natureza. Cenair Maicá  nasceu em Tucunduva/RS, em 03 de maio de 1947 e morreu em Porto Alegre/RS, em 2 de janeiro de 1989. Foi um músico missioneiro, conhecido por cantar a natureza e os índios, além de ter sido um dos 4 troncos Missioneiros ao lado de Jayme Caetano, Pedro Ortaça e Noel Guarany.  

“CANTOR DAS ÁGUAS  Autor: Jaime Caetano Braun
Ele vinha das barrancas do rio touro floreando o canto da primeira serenata, era o troveiro de boina e alpargata da velha estirpe, com brasões de pelo e couro!
Cantor das águas que nasceu de contrabando no aguapezal dum bebedor de Tucunduva, um sapucai de mato grande, repicando o próprio grito das missões pdindo chuva!
Com aquela gana missioneira na garganta e a própria ânsia de copiar a natureza levava - nos e encontros a certeza que há um santo guia no destino de quem canta!
Curta passagem pra canção tão longa, viveu tão pouco mas cumpriu a sina, se foi - ao tranco, sacudindo a crina, com lua e sol, com chamamé e milonga!
O Rio da Infância se tapou de mágoas chorando o filho que saiu de lá, calou o canto do Cantor das Águas, não canta mais o Cenair Maicá!"

Cenair Maicá - Biografia
Cenair Maicá Monumento.
Os Quatro Troncos Missioneiros
Jayme Caetano Braum e Cenair Maicá - Bochincho 

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...