Notícias

25/05/2022 12:18


Cerro Largo faz história e é campeão da Taça Farroupilha/Região Noroeste

Histórico. Essa palavra define o feito do Cerro Largo Futsal/Lojas Becker no dia 21 de maio de 2022. Em um sábado fantástico, o Leão Missioneiro derrubou mais um gigante do futsal gaúcho. Jogando fora de casa, em Uruguaiana, o Cerro empatou em 4×4 com a Associação Esportiva Uruguaianense, tudo o que bastava para levantar o troféu de campeão da Taça Farroupilha/Região Noroeste 2022.

Vitorioso no jogo de ida por 2×1, o Cerro jogava pelo empate nesta partida da volta e o esforço da diretoria em proporcionar as melhores condições para os atletas foi decisivo. A delegação partiu na sexta-feira à noite rumo à Uruguaiana, chegando ao seu destino por volta da meia-noite. No ginásio Schmitão, um grande número de pessoas já aguardava o início da partida, sendo que, em pouco tempo, as dependências ficaram lotadas.

Com total apoio da Prefeitura de Uruguaiana e autoridades locais, desde a chegada à cidade da Fronteira, a delegação do Cerro teve todo o suporte para chegar ao local do grande jogo com toda a segurança necessária. Dentro do Schmitão, uma verdadeira festa, com torcida empolgada, banda municipal presente e um cenário totalmente favorável ao time da casa, o que já era esperado pela equipe visitante. Restava saber se, dentro de quadra, as coisas sairiam conforme o planejado.

O jogo

O regulamento e o público no ginásio exigiam que a Uruguaianense partisse pra cima e foi isso que os donos da casa fizeram. O Cerro, do técnico Adão Vilanova, tinha Jacky no gol e, no quarteto, Thauan, Peixoto, Enzo e Airton. Por volta dos 3min de jogo Maicon, de longe, chutou uma bomba que parou no travessão de Jacky. Menos de um minuto depois, novamente Maicon, de lateral, chutou direto para o gol e Jacky interveio novamente, sem dar rebote.

Com cerca de 4min jogados, quem levou perigo ao gol do Cerro foi Wagner, outro dos grandes destaques da AEU. Em grande jogada individual, ele carregou de uma ala à outra, deixando três marcadores no caminho, e chutou no canto, para defesa de Jacky. Com toda essa pressão, o Cerro Largo acabou levando o primeiro gol aos 6min58seg: Jonatha disputou bola com Peixoto na ala e a sobra foi para o meio da quadra, onde estava Wagner, que chegou e chutou direto, um lance muito rápido para o goleiro Jacky reagir.

Após o gol o técnico Adão colocou Silas no lugar de Airton. Na sequência da partida o quarteto mudou totalmente, com a entrada de Deivid, Gustavo e Puia. Infelizmente para o Cerro as coisas seguiam sem dar certo e, na metade do primeiro tempo, Jonatha sofreu falta dentro da área. A arbitragem assinalou pênalti. Na cobrança, para alívio dos visitantes, Douglas mandou pra fora. Com pouco mais de 9min restantes para o final do primeiro tempo, surge a primeira grande chance do Cerro: Deivid intercepta e lança Puia no contra-ataque, ele chega na entrada da área e chuta alto, mas a bola bate no ombro do goleiro Ruhan.

Restando 7min30seg para o final do primeiro tempo a AEU chegou ao segundo gol. Duh Moura achou Natã dentro da área. O chute foi forte e Natã teve o tempo certo da bola para escorar para as redes. O ginásio Schmitão tremeu novamente com mais esse gol. Com pouquíssimas chances criadas, o Cerro parecia presa fácil para a Uruguaianense, mas, com 5min49seg restantes, o técnico Adão Vilanova começou a mudar os rumos da partida. Primeiro foi a entrada de Puia como goleiro linha, que deixou a bola mais com o Cerro. Logo depois, Airton sofreu falta na quadra de defesa da AEU, com 2min19seg restantes.

Apesar de longe da meta, o ponto da cobrança da falta não foi problema para o fixo Thauan. Ele chutou direto, evitando a barreira e surpreendendo o goleiro Ruhan. Um golaço para animar o elenco do Cerro Largo Futsal! Depois de ter sido empurrado pelas ofensivas da AEU durante a maior parte do primeiro tempo, o Cerro terminou a etapa inicial com novo fôlego, revigorado e muito vivo para a segunda etapa.

Segundo tempo

Totalmente diferente do primeiro tempo, a segunda metade da partida em Uruguaiana teve o Cerro despontando como protagonista Com apenas 30 segundos de jogo, Peixoto cobrou escanteio, mandando bola alta, para a outra ala, onde estava Airton. O capitão e camisa 10 do Cerro só esperou a bola chegar e mandou um balaço de canhota para o gol de Ruhan, indefensável, infalível: 2×2 no placar!

O jogo novamente exigiu que a AEU se lançasse ao ataque, pois, naquele momento, o título era do Cerro. Um lance fora do jogo acabou por desequilibrar as coisas novamente. Em disputa de bola, Thauan saiu pela lateral, onde ocorreu um encontrão com o jogador Jonatha. A arbitragem viu algo mais que uma simples troca de empurrões e considerou o suficiente para expulsar ambos. Como Thauan estava no jogo, o maior prejudicado foi o Cerro Largo.

Com um a menos, os visitantes foram empurrados para sua quadra de defesa e foi pelos pés de Wagner que saiu o terceiro da AEU. Sozinho, ele enxergou o espaço que precisava em meio aos marcadores e bateu, acertando primeiro a trave, mas depois a bola acabou entrando no gol de Jacky, com 4min de jogo. Assim como ocorreu em outros momentos, o jogo teve que ser interrompido para secagem da quadra, por causa de líquido jogado na mesma, no momento das comemorações, o que esfriava a partida e cada time lidava com essa situação do seu jeito.

Na volta do gol, o jovem João Ferrari entrou no jogo, sendo uma das alternativas para fazer o Cerro prolongar o seu ritmo, prevenindo-se de uma possível prorrogação e também pela falta de Thauan. Jogando bem e com Jacky adiantado, o Cerro criou boas chances, sendo a mais expressiva delas o momento onde Peixoto quase marcou o gol que poderia ter feito a torcida da AEU lhe aplaudir de pé. Faltando 5min13seg, Enzo, na ala esquerda de ataque do Cerro, era marcado por dois jogadores, mas conseguiu tocar para Peixoto. De costas para o goleiro, ele prendeu a bola com os dois pés e lançou para o alto, encobrindo Ruhan, que estava ajoelhado. A bola subiu e passou a poucos centímetros do travessão, fora do gol.

Com 3min24seg para o final, a AEU cometeu a infração de segundo recuo para o goleiro sem a bola ter ultrapassado a metade da sua quadra. Na cobrança, na entrada da área, bola rolada para Enzo e ele emendou direto para o gol! Era o gol do "guri de Uruguaiana" só que vestindo as cores do Cerro Largo Futsal! Placar de 3×3 e retorno da vantagem para o Cerro! Sem pensar duas vezes, a AEU foi com Wagner como goleiro linha e, talvez nem se fosse um roteiro escrito seria tão emocionante: em uma jogada perfeita com goleiro linha, de pé em pé, a bola chegou até Natã, invadindo a área do Cerro pela esquerda, chutando forte, antes de o goleiro Jacky chegar.

Marcado quando faltavam 2min32seg para o final do jogo, o gol de Natã (4×3) inflamou a torcida presente no Schmitão de um jeito que até então não havia sido visto na partida. Todo o ginásio vibrava e cantava com o gol. Mais uma vez o jogo teve que ser paralisado por alguns minutos, novamente para secar a quadra. Durante essa nova paralisação a torcida cantava alto mais uma vez, porém, quando todos acreditavam que o time do Cerro estaria abalado demais para responder ao golpe, a bola rolou novamente e os visitantes partiram com João como goleiro linha. Em alguns minutos de troca de passes, Airton, no meio, tocou para Peixoto, que deixou para Yago e este cruzou para João Ferrari, mais um jovem do Cerro, que veio de Sapucaia para agregar ao plantel do time missioneiro. Foi ele que recebeu e mandou para o gol, restando 1min29seg!

O pouco tempo que restava de jogo transcorreu em um ambiente bem diferente do que se via há poucos minutos. O Schmitão era calado pelo gol do Cerro e apenas assistia àquele final de partida extremamente dramático para as duas equipes. Com calma, o Cerro marcava forte o goleiro linha da AEU e tocava bem a bola quando tinha a posse. Placar final: 4×4 e festa do Cerro Largo em Uruguaiana, campeão da Taça Farroupilha/Região Noroeste! Ao final da partida os representantes da Liga Gaúcha realizaram a entrega da premiação. Ressaltamos novamente o suporte das autoridades de segurança locais, que inibiram rapidamente algumas atitudes isoladas ao final do jogo, proveniente de algumas pessoas nas arquibancadas, e se mantiveram presentes durante a saída da delegação, que transcorreu com tranquilidade.

Agradecimentos

Finalizada a Taça Farroupilha/Região Noroeste, só nos resta agradecer a todos que apoiaram o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker nesta grande empreitada. Foram enfrentamentos contra times da Série A e B, com dez jogos, resultando em seis vitórias, três empates e apenas uma derrota, justamente para a AEU, na primeira fase. Agora se inicia mais uma disputa, que é o Gauchão Série C, onde o Cerro vai brigar novamente para conquistar seus objetivos! Obrigado comunidade, patrocinadores, torcida Camisa 6 e todos aqueles que estão nos acompanhando diariamente!

Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...