Notícias

06/05/2022 06:23


Inaugurada a sede cultural da União das Etnias de Ijuí (Ueti)

O governador Ranolfo Vieira Júnior inaugurou, na noite desta sexta-feira (29/4), a sede cultural da União das Etnias de Ijuí (Ueti), maior projeto de espaço cultural inteiramente financiado com recursos aportados pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O complexo recebeu investimento de R$ 6,2 milhões do governo gaúcho e foi aberto com uma celebração à identidade e a cultura de Ijuí com apresentações artísticas, além da presença de autoridades estaduais e municipais, patrocinadores, integrantes do movimento étnico, agentes culturais e da comunidade. A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, também participou da solenidade.

O governador conheceu o espaço e reforçou a característica do governo de preservar a continuidade aos projetos importantes iniciados em gestões anteriores. “Reconheço o trabalho de todos aqueles que vieram antes de nós. Nossa responsabilidade e o nosso dever como agentes públicos é respeitar as boas iniciativas, promover a sua evolução e entregar projetos extraordinários, como este que hoje apresentamos para a comunidade de Ijuí e toda a sociedade do Rio Grande. Sem dúvida, é a concretização de um sonho iniciado lá atrás. Estou maravilhado com a representatividade cultural e qualidade do que foi construído aqui”, disse o governador.

“É um complexo magnífico que se distingue pelo tamanho do investimento. Estamos vivendo uma parceria tão rica entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, e é por conta desta mobilização permanente de Ijuí que podemos ver hoje o maior investimento da Sedac na construção de um centro cultural”, disse a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Entre a habilitação do projeto junto à Sedac e a abertura do espaço, foram cinco anos de esforços empenhados para a sua construção. A nova infraestrutura é totalmente voltada ao desenvolvimento artístico-cultural do Movimento Étnico de Ijuí, de reconhecida importância – o município é considerado a capital nacional das etnias. Durante todo o ano, o movimento mantém um calendário de atividades culturais ligadas às etnias dos mais de 35 grupos pertencentes à Ueti, além de promover a já tradicional Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi), que também contou com financiamento da LIC em diversas edições.

A sede cultural foi planejada para atender às necessidades dos 13 centros culturais que, somados, reúnem cerca de 5 mil integrantes voluntários, além da comunidade cultural regional, que necessitava de espaços qualificados para o desenvolvimento de suas atividades.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...