Notícias

06/05/2022 06:23


Inaugurada a sede cultural da União das Etnias de Ijuí (Ueti)

O governador Ranolfo Vieira Júnior inaugurou, na noite desta sexta-feira (29/4), a sede cultural da União das Etnias de Ijuí (Ueti), maior projeto de espaço cultural inteiramente financiado com recursos aportados pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O complexo recebeu investimento de R$ 6,2 milhões do governo gaúcho e foi aberto com uma celebração à identidade e a cultura de Ijuí com apresentações artísticas, além da presença de autoridades estaduais e municipais, patrocinadores, integrantes do movimento étnico, agentes culturais e da comunidade. A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, também participou da solenidade.

O governador conheceu o espaço e reforçou a característica do governo de preservar a continuidade aos projetos importantes iniciados em gestões anteriores. “Reconheço o trabalho de todos aqueles que vieram antes de nós. Nossa responsabilidade e o nosso dever como agentes públicos é respeitar as boas iniciativas, promover a sua evolução e entregar projetos extraordinários, como este que hoje apresentamos para a comunidade de Ijuí e toda a sociedade do Rio Grande. Sem dúvida, é a concretização de um sonho iniciado lá atrás. Estou maravilhado com a representatividade cultural e qualidade do que foi construído aqui”, disse o governador.

“É um complexo magnífico que se distingue pelo tamanho do investimento. Estamos vivendo uma parceria tão rica entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, e é por conta desta mobilização permanente de Ijuí que podemos ver hoje o maior investimento da Sedac na construção de um centro cultural”, disse a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Entre a habilitação do projeto junto à Sedac e a abertura do espaço, foram cinco anos de esforços empenhados para a sua construção. A nova infraestrutura é totalmente voltada ao desenvolvimento artístico-cultural do Movimento Étnico de Ijuí, de reconhecida importância – o município é considerado a capital nacional das etnias. Durante todo o ano, o movimento mantém um calendário de atividades culturais ligadas às etnias dos mais de 35 grupos pertencentes à Ueti, além de promover a já tradicional Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi), que também contou com financiamento da LIC em diversas edições.

A sede cultural foi planejada para atender às necessidades dos 13 centros culturais que, somados, reúnem cerca de 5 mil integrantes voluntários, além da comunidade cultural regional, que necessitava de espaços qualificados para o desenvolvimento de suas atividades.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...