12ª Coordenadoria Regional de Saúde diz que região não deve entrar em pânico devido à febre amarela
Nos 24 municípios da região missioneira atendidos pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRS, a orientação é para procedimento padrão com relação a vacinas contra a febre amarela: quem já foi vacinado não precisa temer e nem procurar postos de saúde.
Já, quem está sem a vacina em dia a orientação é de que leve ao posto de saúde o cartão de vacinação e os documentos de comprovação de residência no município. “A grande maioria da população já foi vacinada”, diz a técnica em enfermagem Lauren Dornelles. Segundo ela, o Ministério da Saúde orienta que, quem tomou a dose da vacina não precisa preocupar-se, pois está imunizado.
Nos demais casos vale o procedimento geral: “se eu for viajar para São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia ou outros locais determinados como áreas de risco, eu devo olhar min há carteira de vacinação. Se ela não estiver em dia, ai sim posso procurar o posto de saúde. Porém, as pessoas que já tomaram uma dose da vacina não precisam procurar os postos, pois já há registros dessa vacinação e não há necessidade de uma outra dose”, orienta.
Na região, nos 24 municípios, estima-se que há uma população de até 285 mil habitantes. A grande maioria já foi imunizada.
Editora Edna Lautert
fone/Wats 9991331229
ednalautert@terra.com.br
Notícia: Clima é de Tranquilidade na Região
Notícia: A Febre Amarela no Rio Grande do Sul
Notícia: Conheça Mais Sobre a Febre Amarela
Notícia: A febre amarela pode chegar a Santo Ângelo? Saiba o que diz o Secretário de Saúde