A Associação dos Municípios das Missões (AMM) realizou no último dia 21 de março, uma importante assembleia na sede da entidade, em Cerro Largo, reunindo prefeitos e lideranças regionais para discutir pautas prioritárias para o desenvolvimento dos 27 municípios missioneiros.
Na abertura do encontro, o presidente da AMM e prefeito de São Miguel das Missões, Rodrigo Ribas, reforçou o papel fundamental da entidade na articulação regional e destacou a importância da participação ativa dos gestores nas ações conjuntas. “Somente com união e comprometimento conseguiremos avançar nas demandas coletivas da nossa região”, afirmou.
Turismo e os 400 anos das Missões
O diretor do Departamento de Turismo da Funmissões e prefeito de São Luiz Gonzaga, Leandro Wastowski, alertou os prefeitos sobre a urgência na atualização da documentação para o Mapa do Turismo Brasileiro, destacando a necessidade de manter os conselhos municipais ativos, realizar planejamento periódico e garantir a inclusão dos municípios no sistema nacional. Wastowski também solicitou a nomeação de representantes municipais para a comissão regional dos 400 anos das Missões, que serão celebrados em maio de 2026.
Aeroporto Regional e investimentos
Presente na reunião, o deputado estadual Eduardo Loureiro atualizou os gestores sobre o andamento do projeto do Aeroporto Regional, informando que a proposta de parceria público-privada está em análise no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e que um convênio entre o Estado e os municípios deve ser firmado em breve. Ele também mencionou que, dos 17 projetos previstos para os 400 anos das Missões, 11 ainda têm pendências, mas a expectativa é que os convênios sejam liberados até maio, somando mais de R$ 38 milhões em investimentos na região.
Homenagem e fortalecimento dos consórcios
Durante a assembleia, o ex-presidente da AMM e ex-prefeito de São Borja, Sidney Luiz Brondani, foi homenageado pelos avanços alcançados durante sua gestão, especialmente na articulação de projetos estratégicos como o da Ponte Internacional. Em sua fala, Brondani reforçou a importância da persistência na busca por melhorias para a região.
Na área da gestão pública, o advogado e consultor Dr. Fabiano Barreto apresentou propostas para o fortalecimento dos consórcios públicos, destacando a importância da modernização do CISMISSÕES frente às possibilidades trazidas pela nova Lei de Licitações. Ele sugeriu a criação de um grupo de trabalho para visitar e estudar experiências bem-sucedidas de consórcios como o COMAJA e o CODEPAMPA.
Defesa Civil e infraestrutura
O coordenador regional da Defesa Civil, major Silvano, reforçou a necessidade de os municípios manterem documentação fotográfica e relatórios detalhados em casos de eventos climáticos, visando facilitar o acesso a recursos emergenciais. Ele propôs a realização de uma reunião específica com as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil para alinhar estratégias de ação.
O consultor da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Mario Ribas do Nascimento, também participou da reunião e incentivou os prefeitos a aproveitarem os recursos disponíveis em programas estaduais e federais, especialmente em áreas como infraestrutura e modernização administrativa.
Securitização agrícola e próximos eventos
Ao final da assembleia, o presidente Rodrigo Ribas destacou a necessidade de mobilização dos prefeitos pela securitização das dívidas agrícolas, como forma de dar novo fôlego aos produtores da região. Ele também anunciou a realização de um evento da AMM em parceria com a DPM, marcado para o dia 3 de abril, que tratará de temas como Reforma Previdenciária, Consórcios Públicos e Regimes Próprios de Previdência (RPPS).
A AMM reafirma, por meio de suas assembleias, o papel fundamental da cooperação regional e do engajamento dos gestores públicos na construção de soluções coletivas para os desafios enfrentados pelas comunidades missioneiras.
MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER
CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.
Saiba maisVenha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.
Saiba mais