Na quinta-feira (09), a agropecuária Bom Sucesso, em São Borja, recebeu o Dia de Campo do Milho, evento organizado pela Emater/RS-Ascar, Governo Estadual do Rio Grande do Sul e Secretaria de Agricultura, com o apoio da Ativa Agro, Morgan Sementes, Satis e Vittia. O evento foi marcado pela presença de produtores de diversos portes, além de representantes de empresas de insumos, instituições bancárias e técnicos especializados.
O extensionista da Emater/RS-Ascar, Odacir Decol, avaliou o evento de forma positiva, destacando a adesão dos produtores, que, apesar das altas temperaturas e da época de colheita do milho, marcaram presença. "Foi uma surpresa positiva a quantidade de participantes. Sabemos que a cultura do milho, apesar de seu grande potencial, ainda é de interesse mais restrito. Mesmo assim, conseguimos envolver produtores de diferentes regiões e tamanhos de propriedade, o que mostra a relevância do evento", afirmou.
Durante o Dia de Campo, foram abordados temas como irrigação, controle biológico de pragas e doenças, e manejo da adubação. "O milho é uma cultura estratégica, e discutir o manejo da irrigação, por exemplo, é crucial, principalmente em tempos de escassez de água", comentou Decol. Ele também ressaltou o uso de produtos biológicos, como inseticidas e fungicidas, que têm se mostrado uma alternativa viável e econômica no controle de pragas e doenças. "A utilização desses produtos, com o apoio da assistência técnica e a participação das empresas, resultou em um ano muito melhor para os produtores, com uma produtividade superior ao ano passado", explicou.
O evento proporcionou um ambiente de troca de experiências entre os participantes, permitindo que produtores compartilhassem suas vivências e conhecimentos práticos, além de receberem orientações técnicas. A importância da orientação contínua e da adoção de boas práticas de manejo foi um dos pontos destacados.
O Dia de Campo também contou com uma abordagem sobre o uso do milho na alimentação humana, apresentando alternativas nutricionais para o grão. O evento foi encerrado com uma degustação de pratos preparados com milho, evidenciando a versatilidade dessa cultura, que chega à mesa do consumidor.
O evento reafirmou a relevância do milho como cultura estratégica para a diversificação e aumento da rentabilidade agrícola, além de destacar a importância da assistência técnica e da troca de experiências para o desenvolvimento do setor.
MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER
CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL