A celebração dos 100 anos da soja em terras brasileiras seguiu neste sábado (30/11), com o ato simbólico do plantio da soja inserido na programação da Fenasoja, em Santa Rosa, município que leva o título de Berço Nacional da Soja. Na oportunidade, também foram apresentadas pela Emater/RS-Ascar as estimativas preliminares atualizadas para a safra de soja 2024/25.
A ação promovida pela Fenasoja, através da Comissão da Exporural, contou com o apoio da Massey Fergunson - AGCO e da John Deere. O pastor Valter Lehenbauer, neto de Albert Lehenbauer, que trouxe as primeiras sementes de soja há um século, em menção à memória do legado de seu avô, conduziu uma benção da safra atual da soja no Brasil.
A apresentação conduzida pelo diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, revelou que a tendência, se as condições climáticas se mantiverem favoráveis, é que a produção na safra atual de soja deverá ser superior a 21,6 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul, valor 18,59% maior do que o colhido no ciclo 2023/2024.
Claudinei salientou que a oleaginosa deve ocupar 6.811.344 hectares no RS, com aumento de 1,54% na área de plantio em relação à safra passada. A produtividade esperada é 13,17% superior à obtida no ano passado, devendo chegar aos 3.179 kg/ha.
As lavouras semeadas no final de outubro e início de novembro apresentam boa germinação e estande adequado. Aquelas plantadas a partir da segunda quinzena de novembro, com períodos de poucas chuvas, apresentaram algumas falhas de germinação, mas sem comprometer o estande da lavoura.
Na região de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa a área de produção de soja na safra 2024/25 é projetada em 779.119 hectares, com produtividade esperada de 3.132 kg/ha e produção de 2.440.201 toneladas do grão.
Até o momento já foi concluída a operação de plantio em 58% das áreas projetadas para a região de Santa Rosa, com evolução de 13% da área plantada se comparada com a semana anterior. O percentual está abaixo da média do Estado, que está em 65%.
O diretor técnico também destacou o trabalho realizado por meio do Programa Monitora Ferrugem RS, ação desenvolvida através de parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Emater/RS-Ascar, em colaboração com laboratórios privados, instituições de ensino e pesquisa do Estado, que tem a finalidade de auxiliar os produtores no manejo da ferrugem asiática da soja no Rio Grande do Sul, a partir do monitoramento de esporos da ferrugem asiática nas regiões produtoras.
MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER
CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL