A importância do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais foi evidenciada durante reunião de apresentação dos resultados obtidos por famílias rurais de Eugênio de Castro, na sexta-feira (25/10). O Programa, resultante de Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e Emater/RS-Ascar, objetiva a inclusão social e produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social no meio rural, através da implantação de projetos socioprodutivos que contribuam com a produção de alimentos para autoconsumo e oportunidades de geração de renda na propriedade. Na Etapa Estiagem, busca atender a vulnerabilidades resultantes também de impactos da falta de chuva na região em anos anteriores.
Para a seleção das famílias e início das atividades o município formou um Comitê Gestor, composto por Emater/RS-Ascar, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Secretaria Municipal da Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Cada uma das 24 famílias selecionadas no município recebeu o aporte de R$ 4.600,00, divididos em duas parcelas, para implantar projetos produtivos de acordo com diagnóstico realizado pela Emater/RS-Ascar, além do acompanhamento de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters).
Em Eugênio de Castro foram implantadas melhorias nas infraestruturas de criações, implantação de hortas, galinheiros, estábulos e chiqueiros, bem como a ampliação da produção de alimentos para consumo da família. "A alimentação, de forma a levar segurança e soberania às famílias, é nosso principal objetivo, oportunizando o acesso a alimentos frescos e variados, assim como a possibilidade de venda do excedente produzido", explica a extensionista da Emater/RS-Ascar Mirian Ferreira Machado.
Para melhorias na renda também foram realizados projetos de prestação de serviços com aquisição de ferramentas ou máquinas, a partir de orientação da equipe da Emater/RS-Ascar, formada por Mirian e pelo extensionista Fernando Foabris.
Além de receber visitas da Aters, as famílias também tiveram a oportunidade de participar de intercâmbio de conhecimentos e excursões, além de promoção de troca de mudas e sementes entre os participantes.
MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER
CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL