Notícias

20/09/2024 20:18


Chuvas foram fundamentais para desenvolvimento do trigo na última semana

As chuvas da última semana abrangeram todas as lavouras de trigo do Estado. O que, segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (19/09), foi fundamental para manter níveis adequados de umidade no solo, pois a maior parte das plantas encontra-se em estágios reprodutivos (40% em floração e 28% em enchimento de grãos), cuja demanda hídrica é maior. As lavouras semeadas mais precocemente (1%) iniciaram o processo de maturação. A área cultivada, conforme dados da Emater/RS-Ascar, é de 1.312.488 hectares, e a produtividade prevista está em 3.100 kg/ha.

Os manejos estão em andamento, concentrados na prevenção de doenças. Nas lavouras em estágio vegetativo, é realizado controle de manchas e oídio. Nas áreas em fase reprodutiva, as principais doenças são ferrugem e giberela.

As condições climáticas – chuvas com períodos secos e temperaturas amenas – favoreceram o crescimento da aveia branca na última semana, resultando em um aumento na área foliar. A maior parte das lavouras estão em períodos reprodutivos e as semeadas mais precocemente encontram-se em colheita. A Emater/RS-Ascar estima que a área cultivada para a produção de grãos é de 365.590 hectares, e a produtividade de 2.402 kg/ha.

As chuvas registradas no período foram adequadas e, combinadas a temperaturas entre quentes e amenas, favoreceram o enchimento dos grãos da canola. No entanto, os produtores expressam preocupação em relação ao potencial produtivo devido à baixa luminosidade, que persiste, podendo reduzir o peso e o tamanho dos grãos a serem colhidos nas próximas semanas. A Emater/RS-Ascar projeta 134.975 hectares cultivados no Estado, e a produtividade inicial está em 1.679 kg/ha.

Nas últimas semanas, as condições climáticas foram favoráveis para o desenvolvimento da cevada, contribuindo para a manutenção da expectativa de produção inicialmente projetada nas principais zonas de cultivo. A combinação de temperatura, umidade e radiação solar impactou positivamente o crescimento das plantas, ajudando a manter seu potencial. A projeção de cultivo apontada pela Emater/RS-Ascar é de 34.429 hectares, e a produtividade de 3.245 kg/ha.

GRÃOS DE VERÃO

As condições climáticas favoráveis permitiram a ampliação da semeadura do milho, que alcançou 43% da área projetada na Safra 2024/2025. A manutenção do teor de umidade do solo em níveis adequados favoreceu a germinação, a emergência e o crescimento vegetativo inicial da cultura. As lavouras apresentam desenvolvimento e estande de plantas satisfatórios. Para a Safra 2024/2025 no Estado, a Emater/RS-Ascar projeta o cultivo de 748.511 hectares, e a produtividade está estimada em 7.116 kg/ha.

O milho silagem continua em período de semeadura. O teor de umidade do solo adequado favoreceu a germinação, a emergência e o crescimento vegetativo inicial. No Estado, estão previstos 357.311 hectares de área cultivada para silagem na Safra 2024/2025. A produtividade estimada é de 38.440 kg/ha.

O arroz está em fase inicial de semeadura. O período recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) iniciou em 11/09 e se estenderá até 10/12. O Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) projeta aumento de 5,35% na área de cultivo, totalizando 948.356 hectares em relação à Safra 2023/2024, que abrangeu 900.203 hectares. Complementarmente, a Emater/RS-Ascar estima uma produtividade de 8.478 kg/ha, resultando em produção de 8.040.295 toneladas, o que representa crescimento de 11,69% em comparação a 7.198.527 toneladas produzidas no último ano.

A Emater/RS-Ascar conduziu a coleta de dados para a projeção da 1ª safra de feijão, estimando o cultivo de 28.896 hectares, o que representa aumento de 4,55% em relação à área cultivada na Safra 2023/2024, que foi de 27.639 hectares. A produtividade projetada é de 1.786 kg/ha, resultando em produção total de 51.609 toneladas, o que corresponde a incremento de 26,86% em comparação à produção obtida na safra anterior.

MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SU

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...