Na tarde desta terça-feira (13), agricultores de Santo Ângelo, Vitória das Missões, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões e outras cidades vizinhas se uniram em uma grande manifestação ao longo da RS-344, próximo ao acesso da Fenamilho. O protesto é parte do movimento SOS RS, que tem mobilizado mais de 100 municípios no Estado do Rio Grande do Sul, em apoio aos produtores rurais que enfrentam graves dificuldades financeiras.
A manifestação, que iniciou na segunda-feira (12), acontece em resposta à crise que tem assolado os gaúchos, agravada pela estiagem prolongada e pelas enxurradas que castigaram o estado entre abril e junho deste ano. Os agricultores, já endividados, agora enfrentam obstáculos ainda maiores para renegociar suas dívidas e acessar novos financiamentos agrícolas, especialmente no Pronaf para a safra 2024/2025.
O auge do protesto em Santo Ângelo foi um tratoraço, no qual tratores, carros e caminhões percorreram as principais ruas da cidade em busca de apoio de outros setores econômicos de Santo Ângelo. A mobilização começou no trevo da Fenamilho, na RS-344, passando pela Praça Pinheiro Machado, em seguida pela Rua Marquês de Herval. Os agricultores dirigiram-se às agências bancárias do Banco do Brasil, Banrisul e Bradesco, encerrando o ato em frente à nova agência do Sicredi, localizada na Antunes Ribas.
O movimento SOS RS surgiu como uma resposta à falta de medidas eficazes por parte do Governo Federal para atender às principais reivindicações dos agricultores gaúchos. Entre as demandas estão o alongamento do prazo para pagamento das dívidas em até 15 anos, a implementação de juros subsidiados e a concessão de um período de carência de dois anos. Entretanto, o Decreto divulgado nesta terça-feira (13), pelo Governo Federal não contemplou essas exigências, gerando mais insatisfação e fortalecendo as mobilizações no Estado.
O tratoraço, além de simbolizar a resistência e a união dos agricultores, também serviu para alertar as autoridades sobre a gravidade da situação e a urgência de soluções eficazes para garantir a sobrevivência do setor agrícola no Rio Grande do Sul.
Os agricultores afirmam que novas ações de protesto serão realizadas nos próximos dias, caso suas reivindicações continuem sem resposta. O movimento, que inicialmente começou nas áreas rurais, tem ganhado força nas cidades, mobilizando diferentes setores da sociedade em defesa do campo gaúcho.
MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER
CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LAGO AZUL PARQUE HOTEL EM SANTO CRISTO - VENHA SE DIVERTIR NESTA TEMPORADA
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
NOSSAS PÁGINAS EM SITE E REDES SOCIAIS
PORTAL DAS MISSÕES - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da região das Missões do RS
PORTAL FRONTEIRA NOROESTE - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da Fronteira Noroeste RS