Notícias

02/07/2024 15:25


Ziulkoski apresenta pauta em Mobilização Permanente e Marcha pela Reconstrução dos Municípios do RS

A sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu na manhã desta terça-feira, 2 de julho, mais de 700 gestores municipais para a Mobilização Nacional Permanente e a Marcha a Brasília pela Reconstrução de Municípios do Rio Grande do Sul. Os municipalistas estão mobilizados em busca de medidas emergenciais e estruturantes que possibilitem o restabelecimento das localidades afetadas pelas enchentes no Estado gaúcho nos últimos dois meses. A expectativa da CNM é sensibilizar os parlamentares e o governo federal para que o avanço das demandas municipalistas ocorra antes do início do recesso do Congresso Nacional.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, líder do movimento, abriu os debates agradecendo a presença expressiva dos municipalistas. “É um evento que transcende para todo o Brasil. Nós contamos aqui com o apoio de prefeitos e prefeitas de todo Brasil e isso é importante, pois dá mais visibilidade”, agradeceu. “Há um mês nós fizemos um evento em Lajeado com o apoio da Famurs e chegamos a várias conclusões, uma delas para que houvesse uma mobilização aqui em Brasília, pois na Marcha, em maio, muitos não puderam comparecer”, explicou sobre o evento na capital federal.

Em seguida, Ziulkoski apresentou as pautas apontadas pelos prefeitos gaúchos como necessárias para que os Municípios possam exercer suas obrigações. “Queremos entender o que realmente chegou de efetivo aos cofres públicos. Lá ainda tem muito entulho, muito lixo e os prefeitos é que são cobrados para dar um destino. Mas, como vão fazer, se não há dinheiro para isso?”, indagou. Ele reconheceu ainda o trabalho positivo dos parlamentares para aprovar as pautas que são apresentadas pelos municipalistas.

PEC 66

O líder do movimento municipalista destacou que a prioridade neste momento é a aprovação da Emenda 6 à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023. A medida recebeu o apoio do governo federal durante a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e está na pauta do Plenário do Senado desta terça-feira, 2 de julho.

A proposta da CNM prevê a desoneração permanente da folha de pagamento, o refinanciamento de dívidas dos Municípios com o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), um ⁠⁠novo modelo de pagamento para os precatórios e a extensão da Reforma Previdenciária aos Municípios. “Aliviar a dívida dos Municípios gaúchos já representa um montante muito expressivo. A proposta prevê ainda a extensão da Reforma [da Previdência] para os Municípios e isso é muito importante, reduziria mais 55% do déficit atuarial dos Municípios que têm Regime Próprio de Previdência Social [RPPS].”

Com a PEC na pauta do Senado, Ziulkoski reforçou que os gestores municipais precisam atuar para pressionar os parlamentares pela votação favorável à emenda municipalista. “Votando no Senado vai para a Câmara ainda, mas já é mais uma etapa que vencemos”, defendeu.

 Medidas emergenciais

Sobre a Medida Provisória 1.229/2024, editada pelo governo federal, de apoio financeiro aos Municípios gaúchos, o presidente também destacou que há emenda apresentada pela entidade. “A gente apresentou a Emenda 1 propondo que o FPM [Fundo de Participação dos Municípios] calamidade, até aqui pago para 96 prefeituras do Estado, seja repassado para todas as cidades gaúchas. Isso representaria o envio de R$ 680 milhões para 401 prefeituras gaúchas, garantindo recursos financeiros para o enfrentamento da atual situação de emergência.”

Outro ponto que preocupa os prefeitos gaúchos são as quedas de arrecadação do ICMS. “A CNM defende a recomposição do imposto como uma medida urgente e necessária para garantir a recuperação econômica e social do Estado. Para isso apresentamos também a Emenda 10 à MP 1222/2024”, apontou. A medida representa cerca de R$ 420 milhões.

Federação gaúcha

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Marcelo Arruda, também participou da abertura do evento e ressaltou que os Municípios gaúchos esperam o apoio dos parlamentares e do governo federal para reconstrução de suas cidades. “Já enviamos nossos pedidos aos parlamentares e esperamos que eles sejam sensíveis para liberar os recursos que será injeção na veia dos Municípios. O problema não é só dos Municípios”, opinou. Ele ainda enfatizou a importância da atuação da CNM, representante de mais de 5,2 mil Municípios do país.

No final da apresentação, Ziulkoski explicou como será a agenda da Mobilização Permanente Nacional que começará às 14h desta terça-feira. Além disso, comunicou sobre reuniões com representantes do Executivo que estão previstas para hoje e amanhã, quando a mobilização segue em Brasília.

MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LAGO AZUL PARQUE HOTEL EM SANTO CRISTO - VENHA SE DIVERTIR NESTA TEMPORADA
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL


NOSSAS PÁGINAS EM SITE E REDES SOCIAIS
PORTAL DAS MISSÕES - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da região das Missões do RS
PORTAL FRONTEIRA NOROESTE - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da Fronteira Noroeste RS

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...