Notícias

10/06/2024 09:27


Emater/RS-Ascar apresenta Projeto de Proteção de Nascentes na Câmara de Vereadores de Cândido Godói

Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), usou o espaço cedido na sessão da Câmara de Vereadores para apresentar o projeto de proteção de nascentes realizado em parceria com a administração municipal, cuja proposta está em consonância com a Lei n° 2.107/2009, de 23 de dezembro de 2009, que dispõem sobre a política do Meio Ambiente do Município de Cândido Godói, e com uma das metas do Plano Municipal de Saneamento Básico, previsto na Lei 2.759, do ano de 2020. O trabalho prevê ações de melhoria, preservação, recuperação e reparação ambiental, através da proteção de nascentes existentes em propriedades rurais.

Com a intenção de formalizar o projeto "Construindo Sustentabilidade na Terra dos Gêmeos" - Proteção de Fontes em uma Lei Municipal, que tenha perenidade e subsídios ao longo do tempo, os aspectos técnicos do que vem sendo realizado foram apresentados pelo chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Elton Naumann. "A proteção de nascentes é uma forma eficiente, com baixo custo, para o acesso à água de forma sustentável, para o atendimento das necessidades básicas das famílias, dessedentação animal, irrigação de hortas e pomares, entre outros", explica o engenheiro agrônomo, destacando que a preservação das nascentes e olhos d’água é fundamental para a segurança hídrica do município, especialmente em períodos de estiagens como as que ocorreram nos três anos anteriores.

É uma oportunidade para manutenção de atividades básicas na propriedade, como dessedentação animal, serviços domésticos, manutenção de pequenas hortas e pomares. O acesso à água de qualidade também é importante quando se fala em saúde humana e animal.

Como funciona o Projeto

O objetivo central é a proteção, recuperação e preservação de nascentes e olhos d’agua, impactando de forma sustentável no atendimento às necessidades de abastecimento de água de qualidade para as propriedades rurais.

A proteção das nascentes consiste em realizar em um primeiro momento a identificação da nascente e a limpeza dos arredores, em seguida, a construção de uma estrutura física de proteção contra aterramento e contaminação, com posterior implantação de um sistema de condução da água proveniente da nascente para seu aproveitamento. Todo o processo conta com o apoio técnico da Emater/RS-Ascar e das Secretarias Municipais.

Além dos materiais para a construção da estrutura, são necessários serviços de horas-máquina, mão de obra e instalação elétrica, aspectos para os quais se conta com o apoio da Prefeitura Municipal. Ao final da construção é realizada a revegetação e cercamento da nascente, com vistas a impedir o acesso de animais e contaminantes e oportunizar a implantação de espécies nativas da região.

A partir da apresentação do Projeto na Câmara, os próximos passos serão o estudo e a análise para aprovação pelo Legislativo do Projeto de Lei nº 30/2024, que permitirá ao Município custear as despesas para a proteção nascentes que venham a ser realizadas.

Os produtores interessados em aderir ao Projeto podem buscar mais informações junto ao Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar.

MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LAGO AZUL PARQUE HOTEL EM SANTO CRISTO - VENHA SE DIVERTIR NESTA TEMPORADA
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL


NOSSAS PÁGINAS EM SITE E REDES SOCIAIS
PORTAL DAS MISSÕES - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da região das Missões do RS
PORTAL FRONTEIRA NOROESTE - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da Fronteira Noroeste RS

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...