Notícias

14/05/2024 07:36


Projeto Dispersar lança dois Livros exclusivos sobre as aves da Região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Através da carência de materiais e pesquisas sobre a avifauna da Fronteira Noroeste, o Projeto Dispersar vem realizando a sete anos, observações e pesquisas em diversos ecossistemas da região, englobando os 20 municípios.

Em 2022, os trabalhos de levantamento se intensificaram com a parceria e financiamento da Associação dos municípios da Fronteira Noroeste (Amufron) e da Cooperativa Sicredi, alçando voos mais altos, resultando a publicação de dois livros, que tem como autor, Gabriel Brutti, coordenador do Projeto.

Um dos livros, intitulado: “Aves da Região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul” conta com 488 páginas trazendo não somente as 333 espécies ocorrentes para a Fronteira Noroeste, com mais de 1.000 fotografias e descrições sobre cada ave e seus comportamentos naturais, mas também, retrata o contexto ambiental e social desta parte do Estado. Além disso, o material conta com anexos e apêndices, onde descreve as novidades ornitológicas, como novos registros de ocorrência e nidificação (ninhos), possíveis espécies que ainda podem ser encontradas e, até mesmo, inúmeras dicas para o leitor começar a observar e identificar aves!

O segundo livro é de cunho infanto juvenil, onde no seu próprio título já trás a prática da observação de aves: “Passarinhar: Descobrindo cantos e encantos”. Ilustrado pela Cristina Martin, de maneira didática e integrativa, a história é contata pelo menino Gabriel, um observador de aves que sai passarinhar pelas florestas da Fronteira Noroeste, apresentando as espécies locais e seus comportamentos, trazendo também, a importância de se preservar as nossas matas para protegermos a nossa biodiversidade.

O lançamento oficial destes materiais ocorreu na última sexta feira (26/04) no Blend Sushi Bar, uma casa gastronômica e artística, localizada no centro do município de Santa Rosa, onde reuniu mais de 130 pessoas, entre elas, entidades, prefeitos e empresários locais para prestigiar o lançamento. E, além destas duas obras, também foram lançados um Poster das aves da região, contemplando 100 espécies de aves e um curta metragem chamado “Filhos da Mãe Natureza”, mostrando a relação entre ser humano e natureza, numa visão poética, produzida pelo artista Mikael Holz.

No evento de lançamento foi anunciado a terceira fase do trabalho, onde será distribuído 30 obras de cada exemplar de forma gratuita para as secretarias de educação dos municípios que pertencem a região, realizando em conjunto, oficinas de observação de aves com escolas e comunidades locais.

“Foram longos anos realizando observações e levantamentos da avifauna regional, neste processo, visitamos mais de 100 propriedades em busca de registrar estas espécies. Esperamos que estes materiais não sirvam apenas para consulta e identificação das aves, mas sim, que seja um instrumento de sensibilização ambiental e social para conservarmos a nossa biodiversidade. Muitas das espécies que ocorriam aqui não são mais encontradas pela fragmentação dos habitats e a caça. Agora temos um livro que nos mostra o que ainda temos e podemos salvar, sendo um dever e uma obrigação de todos nós, como sociedade, pois só conhecendo é que preservamos, e o nosso intuito como projeto e entidade é este, começando a dispersar este conhecimento por todos os locais, principalmente nas escolas e instituições de ensino.

- Gabriel Brutti, coordenador do Projeto Dispersar (Biólogo, fotógrafo e professor, aluno de pós-graduação em biodiversidade e conservação animal do IFFAR campus Panambi)

(Lembramos que os materiais também serão comercializados pelo Instagram do @projetodispersar)

MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LAGO AZUL PARQUE HOTEL EM SANTO CRISTO - VENHA SE DIVERTIR NESTA TEMPORADA
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL


NOSSAS PÁGINAS EM SITE E REDES SOCIAIS
PORTAL DAS MISSÕES - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da região das Missões do RS
PORTAL FRONTEIRA NOROESTE - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da Fronteira Noroeste RS

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...