Notícias

24/04/2024 10:22


Preservação e potencialidades da Agrobiodiversidade das Missões recebem ênfase em Encontro Regional

Versatilidade e diversidade de variedades da mandioca, potencialidades do campo nativo do Bioma Pampa, agroindústria, meliponicultora, plantas bioativas, cuidados com o solo e água estiveram entre os diversos temas abordados no Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira. O evento teve sua importância reconhecida por comitivas de diferentes pontos da região das Missões que se reuniram na Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, em São Luiz Gonzaga, na sexta-feira (19/04).

Pela manhã os participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre a importância da cultura da mandioca na agricultura familiar, em palestra conduzida pela professora doutora do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo, Elaine Luiza Biacchi Vione. Chama a atenção que 75% da biodiversidade do gênero Manihot está no Brasil. "Mais de 4 mil variedades são encontradas em coleções e bancos de germoplasma de várias instituições de pesquisa, fruto do trabalho de seleção e conservação dos agricultores", destaca Elaine.

O campo nativo como estratégia produtiva e de manutenção da biodiversidade esteve em pauta na fala do extensionista da Emater/RS-Ascar de Santa Maria Ricardo Lopes Machado, que lembrou também o modo de vida peculiar no Bioma Pampa. Machado trouxe dados da Embrapa que revelam que neste bioma, presente em 63% do território gaúcho, existem 3 mil espécies de plantas, 450 espécies de gramíneas - com proteína de alto valor biológico para a pecuária - e 150 espécies de leguminosas.

Quem quiser saber mais sobre as abordagens das palestras, pode acessar a página da Emater/RS no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=Hal-L04zob4&t=221s.

O ato oficial de plantio do Butiazeiro (butia yatay) pelas entidades promotoras do evento, no início da tarde, simbolizou a união de esforços dos organizadores com o intuito de promover a preservação da agrobiodiversidade missioneira. A partir desta edição este se tornará um ato simbólico a ser adotado em cada município-sede do Encontro, que ocorre de forma itinerante.

Os participantes também tiveram contato com políticas coordenadas pelas Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Uma grande variedade de mudas e sementes crioulas foi distribuída entre os participantes, uma forma de resgatar e preservar a agrobiodiversidade local. A ação contribui também com a segurança e soberania alimentar de milhares de famílias da região. Para sua viabilidade, contou-se com o apoio do Banrisul, através do Projeto Sementes; da Emater/RS-Ascar, que resgatou sementes junto a guardiões do município de Ibarama; além da participação de agricultores locais que trouxeram exemplares de suas propriedades para multiplicação. Os participantes foram desafiados para que no ano seguinte cada um possa multiplicar o resultado do que foi cultivado, trazendo algumas sementes e mudas para trocar entre os participantes do Encontro da Agrobiodiversidade.

Pela tarde, os participantes puderam optar por uma das oficinas que ocorreram simultaneamente: campo nativo, proteção de nascentes, relógio do corpo humano, variedades e manejo da mandioca, vermicompostagem, nutrição e promoção da saúde, meliponíneos (abelhas sem ferrão), hidromel e agroindústria.

Entre as lideranças presentes estiveram o secretário de Planejamento de São Luiz Gonzaga, Leonardo Antunes Pinto; gerente regional da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume; diretor da Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, Ayrton Ávila da Cruz; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga e Rolador, Rafael Dalenogare Paz; chefe da Unidade São Luiz Gonzaga da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs), Flávia Dornelles Gomes; representante do Movimento das Mulheres Camponesas, Teresinha Hilda Rodhen; representante do Banrisul, Everton da Rosa; representante da Rede Ecovida de Agroecologia e da Cáritas, Maria Lisiane Quevedo Cunha; presidente da Cooparte, Elizete Budel; vice-presidente da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola, Celito Luís Lorenzi; diretor do Instituto Federal Farroupilha (Iffar), campus Santo Ângelo, Adilson Ribeiro Paz Stamberg; e coordenadora da Pastoral da Saúde Paroquial e Regional Sul 3, Madalena Ribeiro Bremm.

A edição deste ano foi resultado do esforço conjunto da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Prefeitura de São Luiz Gonzaga, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs) - Campus São Luiz Gonzaga, Cáritas, Movimento das Mulheres Camponesas, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, Embrapa Clima Temperado, Banrisul, Sicredi, Rede Ecovida, Iffar Campus Santo Ângelo, AGPTEA, Cooparte e Pastoral da Saúde.

MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LAGO AZUL PARQUE HOTEL EM SANTO CRISTO - VENHA SE DIVERTIR NESTA TEMPORADA
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL


NOSSAS PÁGINAS EM SITE E REDES SOCIAIS
PORTAL DAS MISSÕES - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da região das Missões do RS
PORTAL FRONTEIRA NOROESTE - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da Fronteira Noroeste RS

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...