Notícias

18/04/2024 10:46


Dia de Campo evidencia importância econômica e social da Cultura da Mandioca

Realizado em Caibaté, na Região Missioneira, o Dia de Campo da Cultura da Mandioca mostrou a versatilidade e a importância do alimento para a agricultura familiar, através da geração de renda, e para toda a sociedade, que se beneficia do alimento altamente nutritivo. O casal Alberto Both e Rosa Hartmann Both abriu as portas de sua propriedade de aproximadamente um hectare, na Linha Passo Novo, para a realização do evento que recebeu participantes vindos de diferentes pontos da região, nesta quarta-feira (17/04). O Dia de Campo foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Prefeitura de Caibaté e Instituto Federal Farroupilha (Iffar) - Campus Santo Ângelo, em parceria com a Agroindústria Raiz Missioneira.

No local foi possível visualizar os resultados do experimento realizado em parceria com o Iffar. Foram apresentadas as características de mais de 20 variedades de mandioca, oriundas da Embrapa, de agricultor guardião do município de Vera Cruz (RS) e as já cultivadas pelo casal anfitrião. Com isso, foi possível avaliar quais se adaptam melhor ao solo e clima da região, além das de maior interesse do consumidor. A professora doutora Eliane Luiza Biacchi Vione, do Iffar, explicou as diferenciações e lembrou que as variedades biofortificadas, desenvolvidas pela Embrapa, possuem maior teor de betacaroteno (pró-vitamina A) e antocianinas (antioxidantes), que contribuem para a redução de carências nutricionais e da fome oculta, resultante da carência destas vitaminas.

Com a importância da manutenção da agrobiodiversidade em evidência, foram apresentadas variedades como a Feirante, BRS 429, Eucalipto, Embrapa 3, Moura, Aipim Branco, Feirante 2, BRS 400, Vassourinha, Correntina, Locomotiva, Cruzeira, Cascuda, Torrense, Japonesa, Alta, BRS 399, BRS 396, Irajá, BRS 398, entre outras.

A grande variedade chamou a atenção dos participantes, em sua maioria produtores de mandioca interessados em constituir agroindústria. Neste quesito, foi possível acompanhar a estação conduzida pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Jorge João Lunardi, pela médica veterinária do Sistema Municipal de Inspeção (SIM) Lisane Kolling e pelo produtor Alberto Both. O grupo teve a oportunidade de conhecer mais sobre o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, da SDR, e do Programa Municipal de Agroindústria desenvolvido em Caibaté, que subsidia parte da implantação dos empreendimentos.

Na oportunidade, a agroindústria Raíz Missioneira, de propriedade da família anfitriã, foi inaugurada oficialmente, com a presença de lideranças como o prefeito, Amauri Pires da Silva, o secretário municipal de Agricultura, Ricardo Castanho Ramos, e o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Elói Vogt.

Para comercializar, entretanto, é preciso produzir. Um dos aspectos preponderantes para uma maior produtividade e rentabilidade é a construção de perfil de solo, abordada na estação conduzida pelo extensionista da Emater/RS-Ascar de Salvador das Missões, Jaderson dos Anjos Toledo. "Estudo realizado pela Embrapa em parceria com a Emater mostrou que os solos argilosos, predominantes na região, estão apresentando uma camada compactada na altura de sete a 10 centímetros de profundidade, o que impede que o solo infiltre água adequadamente, então se a lavoura está com esse problema orientamos a descompactação e posterior manejo com uma gramínea de verão como o milho grão, capim sudão ou milheto, que têm sistema radicular que promoverá a agregação do solo pós descompactação", orienta o extensionista.

A versatilidade da mandioca na alimentação humana e os aspectos sociais que envolvem sua produção e aproveitamento também foram abordados no dia de campo. Na estação conduzida pela assistente técnica regional Lisete Primaz e pela proprietária Rosa Both foram discutidos pontos que contribuem com a permanência no campo aliada à segurança e soberania alimentar, bem-estar e qualidade de vida.

Ao final, os participantes puderam degustar e conhecer diversos pratos produzidos com mandioca: roscas, pão de queijo, escondidinho, croquete, pastéis, bolos, calça virada, beijinho, empadão, empadinha, entre outros.

MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LAGO AZUL PARQUE HOTEL EM SANTO CRISTO - VENHA SE DIVERTIR NESTA TEMPORADA
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL


NOSSAS PÁGINAS EM SITE E REDES SOCIAIS
PORTAL DAS MISSÕES - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da região das Missões do RS
PORTAL FRONTEIRA NOROESTE - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da Fronteira Noroeste RS

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...