Notícias

26/02/2024 10:59


Santo Ângelo recebe Peregrinação das relíquias de Santa Teresinha

No último final de semana, 24, 25 de fevereiro e nesta segunda-feira 26 de fevereiro, Santo Ângelo recebe a peregrinação das relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, vindas de Lisieux, na França. O relicário contendo um fêmur e ossos do pé da santa chegou ao Carmelo às 16 horas de sábado, 24. Às 17h30min ocorreu a oração do terço e, às 18 horas, a santa missa com Bênção das Rosas. Segundo a irmã Ivone Padilha, do Carmelo, a população poderá levar sua rosa para tocar na relíquia ou um objeto devocional. “As pessoas fazem isso em busca de uma graça”, disse a irmã, em entrevista ao Grupo Sepé.

Nesta segunda-feira, 26, a programação continua no Carmelo, que estará aberto a partir das 7 horas para visitação e oração, e onde haverá um momento de espiritualidade, às 10 horas. Nesta data haverá momentos para confissão individual, conversa e bênção, com alguns padres. As relíquias da Santa permanecem no Carmelo até às 16 horas, quando a peregrinação continua em direção a Giruá. A peregrinação das relíquias de Santa Teresinha chegou ao Brasil em janeiro deste ano. E permanece neste país até o dia 25 de outubro, quando retorna para a França.

CONHEÇA MAIS

A peregrinação foi um pedido da Ordem do Carmelo Descalço no Brasil ao Carmelo de Lisieux, na França, em comemoração aos 150 anos de nascimento da santa e 100 anos de sua beatificação, celebrados em 2023 - e em preparação para os 100 anos de sua canonização, em 2025. Esta é a quarta vez que a urna com as relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha vem ao Brasil.

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

Santa Teresa de Lisieux, ou Santa Teresinha do Menino Jesus, nasceu em Alençon (França), no dia 2 de janeiro de 1873. Morreu no dia 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. Nascida em uma família de ótimas condições financeiras e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia, hoje também canonizados) tiveram oito filhos antes da caçula, Teresa; quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa, que também se tornaram freiras (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Através do amor, desenvolveu a espiritualidade chamada de “infância espiritual” ou “pequena via”.

Em sua extrema humildade, acreditava que o caminho era ser como criança diante de Deus, assim buscava sempre rebaixar-se na vida fraterna e amar sem reservas. Teresa via no amor gratuito o caminho perfeito, sem apresentar méritos ou obras, simplesmente confiando no amor gratuito de Deus, que é Pai e nos salva.Após sua morte, seus escritos foram publicados e tornaram-se mundialmente conhecidos. Sua beatificação aconteceu em 1923; e foi canonizada por Pio XI em 1925, que a chamava de “uma palavra de Deus”.

Na simplicidade de seus ensinamentos deu uma grande contribuição para a Igreja, o que fez com que o Papa João Paulo II a proclamasse doutora da Igreja no dia 19 de outubro de 1997. O título é atribuído a santos canonizados que através dos seus escritos tenham dado significativa contribuição teológica e espiritual para a vida cristã.

RELÍQUIAS

Existem três classificações para as relíquias: de primeiro grau, parte do corpo de um santo. Segundo grau, objetos pessoais de um santo. E terceiro grau, inclui pedaços de tecido que tocaram no corpo do santo ou no relicário onde uma porção do seu corpo está conservada. As relíquias de um santo não podem ser confundidas com uma espécie de amuleto, muito menos a sua veneração com um pensamento mágico. São, pelo contrário, meios pelos quais Deus pode se utilizar para oferecer graças às pessoas.

Segundo a fé católica, os corpos ressuscitarão, e, por isso, os corpos dos santos podem servir de instrumentos de Deus na distribuição de suas graças aos homens. Além disso, os corpos dos santos que serviram a Deus são espécie de lembranças do amor com que eles praticaram suas boas obras.

Fonte: Grupo Sepé

MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CIRCUÍTO MISSÕES JESUÍTICAS GUARANI
ROTEIRO CAMIMHO DAS MISSÕES 4 DIAS
ROTEIRO MISSÕES 8 DIAS 
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 15 DIAS
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 9 DIAS
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

 

CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LAGO AZUL PARQUE HOTEL EM SANTO CRISTO - VENHA SE DIVERTIR NESTA TEMPORADA
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL


NOSSAS PÁGINAS EM SITE E REDES SOCIAIS
PORTAL DAS MISSÕES - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da região das Missões do RS
PORTAL FRONTEIRA NOROESTE - Tudo sobre a cultura, história e o turismo da Fronteira Noroeste RS

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...