Notícias

03/01/2024 09:32


Redução da mortalidade infantil é foco de novas medidas em Panambi

A preocupação com a mortalidade infantil tem mobilizado esforços e debates significativos entre autoridades e profissionais da saúde, que buscam medidas cada vez mais eficazes para enfrentar o desafio. Neste cenário, o prefeito Daniel Hinnah destacou a importância de uma abordagem colaborativa para reduzir os índices. "Queremos que a mortalidade infantil seja zerada em Panambi. É uma meta que temos que perseguir com todas as forças", expressou o prefeito, sublinhando a necessidade de um esforço conjunto para tratar a questão de maneira eficaz e sensível.

Quando descoberta a gravidez, a gestante deve dar o primeiro passo e procurar acompanhamento de saúde para o pré-natal. A partir disso, ela receberá as orientações necessárias para o desenvolvimento saudável do feto. E caso haja algum problema, a detecção precoce com o devido tratamento será decisiva à saúde e até preservação da vida tanto da mãe quanto do bebê. 

Por isso, a Secretaria de Saúde de Panambi trabalha firmemente para oferecer todo suporte à gestante. Uma das providências, neste sentido, é a descentralização do pré-natal de baixo risco, tornando-o acessível em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), conforme preconiza o Ministério da Saúde. Essa abordagem multifacetada envolve a participação de médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde, proporcionando uma atenção integral à gestante.  Outra medida se refere ao emprego do ultrassom morfológico, uma ferramenta importante que, embora não seja coberta pelo SUS, é disponibilizada para todas as pacientes pela Secretaria de Saúde de Panambi. O exame visa detectar precocemente quaisquer anomalias no desenvolvimento fetal, permitindo intervenções adequadas ao bom desenvolvimento gestacional.

O Setor de Vigilância Epidemiológica do município juntamente com a Coordenadoria Regional de Saúde realizam a investigação de todo o óbito infantil ocorrido. A investigação do óbito, tem como objetivo determinar o perfil de mortalidade, identificar as causas do óbito e orientar as medidas de prevenção e controle a serem adotadas, bem como, subsidiam o planejamento de ações voltadas para prevenção de novas ocorrências.

Além da atuação do Setor de Vigilância o município também reativou o Comitê de Mortalidade Fetal Tardia e Infantil, que conta com uma equipe multiprofissional de saúde que tem como finalidade discutir e propor iniciativas para enfrentamento de situações que podem estar impactando na mortalidade infantil.

O município conta com o Protocolo de Atendimento ao Pré-natal e descentralizou o atendimento ao pré-natal de baixo risco, tornando-o acessível em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Unidade Básica de Saúde (UBS). Essa abordagem multifacetada envolve a participação de médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde, proporcionando uma atenção integral à gestante e representando uma estratégia de qualificação da atenção ao pré-natal.

Ainda pensando em ações que possam reduzir a mortalidade infantil nos próximos dias uma profissional nutricionista iniciará os trabalhos junto ao atendimento pré-natal no Centro de Especialidades, ESFs e UBS com objetivo de trabalhar questões importantes como obesidade, hipertensão e diabetes que influem diretamente e de forma significativa no processo de gestação.

Além disso, a Secretaria disponibiliza o ultrassom morfológico, uma ferramenta importante que, embora não seja coberta pelo SUS, é oferecida para todos os pacientes que realizam pré-natal por esse sistema. Essa medida visa detectar precocemente quaisquer anomalias no desenvolvimento fetal, permitindo intervenções adequadas para garantir a saúde tanto da mãe quanto do bebê.

A Secretaria também está buscando contratar mais profissionais ginecologistas-obstetras. A contratação de novos profissionais gineco-obstetras reforçará a capacidade em fornecer um acompanhamento mais abrangente e especializado durante a gestação, sempre que necessário.

O pré-natal, quando conduzido de maneira eficaz, não apenas contribui para a redução da mortalidade infantil, mas também impacta positivamente na saúde geral da gestante, prevenindo complicações e proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento saudável do feto. Em síntese, o pré-natal emerge como uma peça-chave na estratégia para enfrentar a mortalidade infantil, reforçando a importância da atenção precoce e abrangente às gestantes.

ESCOLHA O SEU ROTEIRO NAS MISSÕES
COMPRE AQUI SEU INGRESSO PARA O 8º ENCONTRO INTERNACIONAL DE CHAMAMECEROS NO PAGO SANTO
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CIRCUÍTO MISSÕES JESUÍTICAS GUARANI
ROTEIRO CAMIMHO DAS MISSÕES 4 DIAS
ROTEIRO MISSÕES 8 DIAS 
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 15 DIAS
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 9 DIAS
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

 

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LAGO AZUL PARQUE HOTEL EM SANTO CRISTO - VENHA SE DIVERTIR NESTA TEMPORADA
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...