Notícias

20/11/2023 08:49


Diversificação de renda com produção de flores é tema de Dia de Campo em Campina das Missões

Agricultores e técnicos de 10 municípios participaram do dia de campo realizado na Linha Níquel, interior de Campina das Missões, na última terça-feira (14/11). A produção de flores com fins comerciais recebeu ênfase na culminância do Projeto Flores para Todos, desenvolvido através de parceria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através da Equipe Phenoglad, e da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Em Campina das Missões, o projeto também contou com o apoio do Sicredi.

A experiência na propriedade da família de Edemir e Ivone Zenzen foi apresentada como forma de revelar resultados do trabalho do Projeto na produção de gladíolos e statices. Interessados em conhecer mais sobre a experiência, participaram do dia de campo produtores de Campina das Missões, Roque Gonzales, Santo Cristo, Rolador, Ubiretama, Dezesseis de Novembro, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Santa Rosa e Cerro Largo. Também estiveram presentes lideranças, entre elas, o gerente regional e a gerente adjunta da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume e Ivânia Polaczisnki, a vice-prefeita de Rolador, Loiara Ramos, o vice-prefeito de São Pedro do Butiá, Valter Seibert, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marta Wolkmer, o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Campina das Missões Nilson Zimmermann, representantes do Sicredi, a equipe do escritório municipal e representantes da equipe regional da Emater/RS-Ascar e da Phenoglad,

O agricultor Edemir Zenzen relata que a família vive no meio rural desde 1986, período em que buscaram qualificar e aumentar o conhecimento para diversificar a propriedade. "Hoje a gente lida com suinocultura e cultiva grãos, numa parceria com o genro e a filha, e buscamos abrir espaço também para nosso filho para que desenvolva suas atividades na propriedade", destaca o agricultor, que também tem duas netas, ao lembrar a importância de manter a família unida. "Eu estou muito feliz com os dois filhos em casa, a Ana junto com seu esposo tocando suas atividades, e o Ivan experimentando coisas novas como a agrofloresta e a produção de flores, vamos apoiar ambos nos desafios, tudo com diálogo e persistência", acrescenta Ivone, a mãe.

Para chegar à ideia da agrofloresta e da produção de flores, Ivan se inspirou na experiência que teve durante o período em que viveu nos Estados Unidos e na Europa, bem como nos conhecimentos ao longo de sua vida acadêmica. A caminhada se aliou à proposição do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em ingressar no Projeto Flores para Todos, com assessoramento realizado durante o ano pela equipe da Instituição e da UFSM. "É muito gratificante trabalhar com flores, observar seu desenvolvimento dia após dia. Além de ser bela, descobrimos que pode ser uma boa fonte de renda", comenta Ivone.

A assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Lisete Primaz destacou que o bem-estar no meio rural também passa por um ambiente favorável à sucessão familiar, ao diálogo, ao embelezamento de arredores e à saúde mental.

Na estação conduzida pela Professora Lilian Uhlmann, da UFSM, foram compartilhadas informações sobre o cultivo e manejo de flores, de modo especial gladíolos e statices, que possuem características como rusticidade, fácil cultivo, ciclo curto, rápido retorno financeiro e boa aceitação do mercado consumidor.

O gladíolo, conhecido na região também como palma de Santa Rita, é cultivado a céu aberto e aproveitado na decoração de interiores, de festas e eventos, além de ter sido popularizado em homenagens no Dia de Finados.

O manejo do gladíolo é considerado simples, sendo possível cultivá-lo ao longo de quase todo o ano, caso não haja incidência de geada, contudo, existem alguns cuidados a serem levados em conta. Lilian recomenda que o plantio seja feito em canteiros como forma de facilitar a drenagem. O plantio é realizado em sulcos, com espaçamento de 40 cm entre linhas e 20 cm entre bulbos. "Na adubação de cobertura pode ser utilizado o NPK, numa dose de 500 quilos por hectare, ou seja, para o canteiro de 20m², que é a área necessária para o cultivo dos 200 bulbos que os produtores recebem ao entrar no projeto, é necessário um quilo de adubo", explica a professora. No caso dos produtores que não quiserem utilizar adubação química, pode ser adotado o adubo orgânico, exemplo do que foi feito na propriedade dos Zenzen, que utilizaram esterco.

Também foram apresentadas orientações para o tutoramento do gladíolo, manejo de praças e doenças, embalagem e conservação no pós-colheita.

Em relação às statices, a recomendação é de transplante de maio a agosto na região Sul, com o florescimento na entrada da primavera. O ponto de colheita e as oportunidades de aproveitamento in natura ou secas foram abordados durante o dia de campo.

Em outra estação foi realizada a demonstração de arranjos e buquês, forma de agregar valor à produção e facilitar a comercialização, além de poder ser aproveitados na decoração de ambientes. As orientações foram conduzidas pelo doutorando da UFSM Charles Patrick de Oliveira de Freitas, que também é produtor de flores.

O evento em Campina das Missões encerrou uma sequência de cinco dias de campo de entrega de resultados da 11° e 12° fases do Projeto Flores para Todos, realizados também nos municípios de Nova Petrópolis, Roque Gonzales, Agudo e Pinhal Grande, com participação de mais de 600 pessoas. Desde 2018, o Projeto já contemplou 324 famílias rurais, de mais de 155 municípios, e 55 escolas do campo em 17 estados brasileiros e Distrito Federal, com orientações para produção de girassol de corte, gladíolos, statice, dálias de corte e ornithogalum.

ESCOLHA O SEU ROTEIRO NAS MISSÕES
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CIRCUÍTO MISSÕES JESUÍTICAS GUARANI
ROTEIRO CAMIMHO DAS MISSÕES 4 DIAS
ROTEIRO MISSÕES 8 DIAS 
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 15 DIAS
ROTEIRO CAMINHO DAS MISSÕES 9 DIAS
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

 

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LAGO AZUL PARQUE HOTEL EM SANTO CRISTO - VENHA SE DIVERTIR NESTA TEMPORADA
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...