Notícias

22/09/2023 08:51


Emater/RS-Ascar promove curso de boas práticas de aplicação em Ubiretama

Agricultores de Ubiretama tiveram a oportunidade de participar, nos dias 12 e 13 de setembro, de um curso de boas práticas de aplicação de agrotóxicos promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural. A partir de janeiro de 2024, a comprovação de participação em curso de formação passa a ser condição obrigatória para aplicadores de herbicidas hormonais no município. Para a aquisição dos agrotóxicos hormonais o agricultor precisa apresentar o cadastro de aplicador de produtos hormonais, o qual é fornecido mediante a participação de curso de boas práticas de aplicação de defensivos, ou um aplicador qualificado que tenha a qualificação e certificação.

O curso foi realizado em duas etapas, a teórica junto à Câmara de Vereadores e a prática no espaço coberto da Praça Municipal. Os produtores foram orientados sobre as regras estabelecidas nas Instruções Normativas estaduais vigentes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). "Nas normativas é apresentado o regramento para aplicação de defensivos hormonais, considerando os impactos negativos causados por deriva do herbicida 2,4-D em algumas culturas sensíveis", explica o extensionista da Emater/RS-Ascar Inácio Ledur.

Entre as recomendações, está que o produto poderá ser aplicado somente quando as condições do clima estiverem adequadas, com umidade relativa do ar superior a 55%, velocidade do vento inferior a 10 km/hora e temperatura do ar inferior a 30°C. A aplicação deve ser feita com equipamento adequado, que realize uma pulverização eficiente, através de gotas de pulverização grossas ou muito grossas. Este tipo de gotas, segundo o instrutor do curso, extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Três de Maio, Fábio Karlec, causam menos problemas com deriva de produto. Para o engenheiro agrônomo, o trabalho dos aplicadores pode ser comparado a uma pessoa que possui carteira de motorista. "Toda pessoa que dirige age de uma forma diferente no trânsito, alguns respeitam as regras do trânsito, outros em algum momento ficam desatentos ou não cumprem as regras e podem acabar ocasionando um acidente e impactos indesejáveis. Assim também funciona com a aplicação de defensivos, são necessários cuidados que inclusive impactam sobre a sua saúde dos demais", compara Karlec.

Foram abordadas também a inspeção e regulagem dos pulverizadores e seus componentes, bem como a execução adequada da pulverização. Para o agricultor Romarci Rohleder, um dos participantes da capacitação, "o curso trouxe informações importantes sobre todo processo de aplicação e com certeza todo conhecimento adquirido qualificará o trabalho na propriedade".

 

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...