Notícias

10/08/2018 18:17


Dr Osmar Veronese é o Patrono da Semana Cultural de Santo Ângelo

O professor do curso de Direito da URI Santo Ângelo, doutor Osmar Veronese, é o Patrono da 26ª Semana Cultural de Santo Ângelo, aberta oficialmente na manhã de sábado, 3, no Centro Municipal de Cultura.
No ato solene o prefeito Jacques Barbosa afirmou que a escolha de Osmar Veronese como patrono da Semana Cultural é uma resposta de gratidão do santo-angelense ao empenho do procurador da República em defesa da arte e da cultura e de preservação da história. “Santo Ângelo orgulha-se da sua luta para que a cultura se estabeleça em nosso território como garantia de implementação de uma política pública democrática, eficiente e duradoura que nós, enquanto Governo Municipal, tanto lutamos para desenvolver com autonomia e respeito à diversidade étnica e cultural desta nossa terra”, homenageou.
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Neusa Cavalheiro, “a escolha do homenageado deve-se aos seus esforços em defesa da cultura e da história local. O patrono deste ano também está constantemente auxiliando na viabilização de projetos culturais de Santo Ângelo e região, além disso, Veronese é autor de diversos livros, professor universitário e Procurador da República”.
Para o Patrono Osmar Veronese, “é uma imensa honra, 21 anos depois de adotar Santo Ângelo para viver, perceber que a Cidade me adota, outra vez, como alguém mergulhado em sua cultura. Max Weber ensina que o ser humano é um animal amarrado a teias de significado que ele mesmo teceu, sendo a cultura, assim, essas teias e sua significação.
Veronese observa que as teias que o prendem a Santo Ângelo não falam apenas do indivíduo, mas do contexto, das instituições, entre elas, a atuação no Ministério Público Federal e Instituições de Ensino Superior. “Penso que três fatos institucionais auxiliaram na indicação: 1. a articulação (MPF, MPT e Poder Público local) da compra de uma terra para os Guarani, dando visibilidade a uma causa que está na raiz de nossa formação missioneira; 2. a luta pela ferrovia, responsável pelo nascimento e desenvolvimento da Cidade – em um dos acordos conseguimos 8 milhões para investimentos sociais na região, entre eles a recuperação da estação de Santo Ângelo, hoje Memorial Coluna Prestes; 3. a atuação articulada (MPF, Rotary, Receita Federal e Poder Público) para a compra e doação ao poder público local do Museo do Cinema Vivaldino Prado, um acervo que resgate o cinema presente em Santo Ângelo desde 1911, além de historiar a evolução da 7ª arte no mundo”.
Sobre a área doada aos guaranis, Veronese disse que é um tributo a Sepé Tiaraju e à história mais rica das Missões. Em relação às ferrovias, setor em que tem forte atuação como Procurador da República, o Patrono da Semana Cultural criticou o abandono. “As ferrovias representam a raiz das cidades brasileiras. Foi uma burrice o Brasil abandonar milhares de quilômetros da malha ferroviária, fato que gerou impactos social, econômico e histórico negativos. O investimento na restauração do espaço em Santo Ângelo é uma forma de preservação deste patrimônio histórico”.
Na opinião do Patrono, “pela cultura se transmite valores de pai para filho, de geração em geração, ela é o motor das sociedades! Lutar pela cultura, hoje, significa, fundamentalmente, defender a manutenção da sociedade plural e da democracia”.
Nas fotos de Fernando Gomes, o Patrono recebe documento alusivo, da Secretária Municipal de Cultura Neusa Cavalheiro,e do prefeito Jaques Barbosa e na sequência, faz sua manifestação na abertura da Semana da Cultura.
PROGRAMAÇÃO
A 26ª Semana Municipal de Cultura prossegue até dia 19, com a seguinte programação:

8 de agosto (quarta-feira)
9h – Exposição de Expressão Gráfica – Exposição dos trabalhos acadêmicos do curso de Arquitetura & Urbanismo, da URI -Campus Santo Ângelo, realizados nas aulas de Expressão Gráfica I, orientado pela professora Claudete Boff.
LOCAL: Museu Municipal Dr. José Olavo Machado (Rua Antunes Ribas, s/nº – esquina com a Rua Antônio Manoel).
14h – Lançamento do 5º Concurso Amador de Fotografias de Santo Ângelo, com oficina e passeio guiado pela Arquiteta Fiama Piltz , pelos edifícios históricos do centro da cidade.
LOCAL: Museu Municipal Dr. José Olavo Machado e Centro Histórico de Santo Ângelo.
16h – Seminário “Educar para Preservar: O Patrimônio Cultural de Santo Ângelo” – Palestrantes: Thalis Garcia (Arqueóloga), Amílcar Guidolim (Historiador) e Juliane Timm (Arquiteta).
LOCAL: Centro Municipal de Cultura (Rua Três de Outubro, 800).

9 de agosto (quinta-feira)
14h – Jogos Culturais – Evento em formato de olimpíada cultural, onde os alunos participam de concursos de oratória, declamação, dança, teatro, grafite, desenhos, música e canto.
LOCAL: Colégio Marista Santo Ângelo (Avenida Venâncio Aires, 971).
14h30min – Conhecendo a Aldeia YAKÃ JU – Visita guiada com apresentação artística na Aldeia Guarani, de Santo Ângelo.
LOCAL: Ressaca da Buriti. As inscrições para a visita devem ser feitas previamente junto à Secretaria Municipal da Cultura.

10 de agosto (sexta-feira)
8h – Jogos Culturais – Evento em formato de olimpíada cultural, onde os alunos participam de concursos de oratória, declamação, dança, teatro, grafite, desenhos, música e canto.
LOCAL: Colégio Estadual Onofre Pires (Rua Bento Gonçalves, 841).
14h30min – Patrimônio ao Vivo e Oficina de Cerâmica – Oficina de cerâmica missioneira e exposição de artefatos encontrados em escavações arqueológicas na antiga Redução Jesuítica de Santo Ângelo Custódio – ministrados pela equipe do Núcleo de Arqueologia do Município (NArq).
LOCAL: Praça Pinheiro Machado (em caso de mau tempo, a atividade será desenvolvida no Centro Municipal de Cultura).
18h – Oficina de danças Urbanas – Oficina gratuita de Danças Urbanas, ministrada por John Junior. Serão disponibilizadas 15 vagas.
LOCAL: Centro Municipal de Cultura (Rua Três de Outubro, 800).
*Inscrições devem ser feitas previamente junto à Secretaria Municipal da Cultura.
18h – Sexta Crioula no GTF Coronel Aparício Borges – Jantar, com apresentações artísticas, em homenagem ao Dia dos Pais.
LOCAL: Casa da Etnia Polonesa, no Parque da Fenamilho (RS 344, Km 55).

11 de agosto (sábado)
14h – Combo Cultural – Visita guiada ao Museu do Imigrante; apresentação do esquete teatral “Willy Gatz – Um Doutor Visionário”, por Peppe Company Companhia Artística; e Café Colonial*.
LOCAL: Distrito de Atafona
*Cartões do café serão vendidos pela comunidade, no local, ou junto ao Centro Municipal de Cultura (R$ 10,00).
20h30min – Jantar Fandango – Troca de faixas e brasões.
LOCAL: GDF Os Farroupilhas (Rua Marechal Floriano, 4069).

12 de agosto (domingo) –
Aniversário de Fundação da Redução de Santo Ângelo Custódio
10h30min – Patrimônio ao Vivo – Exposição de artefatos, da antiga Redução Jesuítica de Santo Ângelo Custódio, encontrados nas escavações arqueológicas realizadas no Centro Histórico, pela equipe do Núcleo de Arqueologia do Município (NArq) – com distribuição de folders e explicações; e apresentação artística de Mateus Rasta e Banda, Show das Onze.
LOCAL: Praça Leônidas Ribas – Brique da Praça.
15h – Homenagem ao S Jovenil Menezes – Chá da tarde e homenagem ao Sr. Jovenil Menezes (In Memorian), patrono da Semana Cultural de 2017.
LOCAL:  Memorial Coluna Prestes (Avenida Brasil, 1306)
16h – Patrimônio ao vivo e Oficina de Cerâmica – Oficina de cerâmica missioneira e exposição de artefatos encontrados em escavações arqueológicas na antiga Redução Jesuítica de Santo Ângelo Custódio – ministrados pela equipe do Núcleo de Arqueologia do Município (NArq);
LOCAL: Praça Pinheiro Machado (em caso de mau tempo, a atividade será desenvolvida no Centro Municipal de Cultura).

13 de agosto (segunda-feira)
9h – Contação de Histórias
LOCAL: Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay, no Centro Municipal de Cultura.
9h – Poema nos Ônibus – Declamação dos poemas selecionados no concurso “Poema Nos ônibus 2018”, durante o itinerário dos coletivos; entrega de troféus e certificados; e fixação dos poemas nos ônibus.
LOCAL: Praça Pinheiro Machado (parada de ônibus da Rua Antonio Manoel).

14 de agosto (terça-feira)
9h – “Buenos Causos” – Contação do livro “Buenos Causos” pelo autor, Jonatã Ferreira
LOCAL: Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay, no Centro Municipal de Cultura.
9h – Jogos Culturais – Evento em formato de olimpíada cultural, onde os alunos participam de concursos de oratória, declamação, dança, teatro, grafite, desenhos, música e canto.
LOCAL: Colégio Estadual Missões (Rua Barão do Triunfo, 264).
19h30min – Inauguração da Sala de projeção do Museu do Cinema e primeira exibição de longa-metragem.
LOCAL: Museu Municipal do Cinema Vivaldino Prado, junto ao Centro Municipal de Cultura.

15 de agosto (quarta-feira)
9h – Contação de Histórias
LOCAL: Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay, no Centro Municipal de Cultura.
15h30min – O Trem, o Memorial e Outras Histórias” – Chá da tarde com a presença de personalidades da cidade que relatam histórias, de tempos passados, sobre a ferrovia, a antiga estação ferroviária de Santo Ângelo e seu entorno.
LOCAL: Memorial Coluna Prestes (Avenida Brasil, 1306).

16 de agosto (quinta-feira)
15h – “Tradicionalismo, o Patrimônio dos Gaúchos” – Roda de chimarrão com palestra “Tradicionalismo, o patrimônio dos gaúchos”, ministrada por João Cezar Medeiros de Farias.
LOCAL: Centro Municipal de Cultura (Rua Três de Outubro, 800).
19h30min – Abertura da 12ª edição do Festival Santo Ângelo em Dança
LOCAL: Teatro Municipal Antônio Sepp (Avenida Brasil, 639). Nesta primeira noite, os ingressos custarão R$ 5,00 + um agasalho.

17 de agosto (sexta-feira)
9h –-Apresentação “Nina e a música do mar – Sereias”, pelo Grupo Encantado, em comemoração aos 76 anos da Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay.
LOCAL: Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay, no Centro Municipal de Cultura.
15h – Educação Patrimonial – Ação educativa, voltada às escolas municipais, visando que os participantes tenham a compreensão sócio-histórica das referências culturais da cidade, em todas as suas manifestações, passando a reconhecê-las, valorizá-las e preservá-las.
LOCAL: Centro Municipal de Cultura (Rua Três de Outubro, 800).
20h30min – Fandango no CTG 20 de Setembro  – Show com Luiz Marenco; baile com o Grupo Everson e Airton Peixoto; pré-estreia e apresentação da temática da Invernada Adulta para a fase inter-regional do ENART.
LOCAL: CTG  20 de Setembro (Avenida Getúlio Vargas, 377).
19h30min- Santo Ângelo em Dança
LOCAL: Teatro Municipal Antônio Sepp (Avenida Brasil, 639). Ingresso antecipado: R$ 10,00. Na hora: R$15,00.

18 de agosto (sábado)
19h30min – Santo Ângelo em Dança
LOCAL: Teatro Municipal Antônio Sepp (Avenida Brasil, 639). Ingresso antecipado: R$ 15,00. Na hora: R$20,00.

19 de agosto (domingo) 
18h – Santo Ângelo em Dança
21h45min – Premiação dos Vencedores da 12ª edição do Festival de Dança
LOCAL: Teatro Municipal Antônio Sepp (Avenida Brasil, 639). Ingresso antecipado: R$ 15,00. Na hora: R$20,00.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...