Notícias

24/03/2017 09:42


O Que Fazer Quando a Gente se Forma

          Estamos vivendo num mundo globalizado, frenético, de grandes competições e portas estreitas, onde o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e quer pessoas com liderança visionária, que sejam capazes de fazer a diferença, que sejam criativas, que aprendam a aprender, que sejam inovadoras, que saibam gerenciar pessoas, que entendam de planejamento estratégico, que tomem iniciativas, que tenham disciplina e persistência, que estejam informadas, que saibam administrar mudanças, que saibam ouvir, que tenham conhecimento, habilidade e atitude, que saibam o que fazer, como fazer e que queiram fazer!
          Este texto é parte do meu discurso feito no dia 21 de dezembro de 2007, quando me formei em administração pelo IESA, de Santo Ângelo, quando tive, dentre outras conquistas, a honra de não ter faltado nenhum dia nos meus quatro anos de aulas.
Nós somos artífices, agentes, da nossa própria felicidade e assim precisamos saber claramente o que queremos para nós mesmos e nos decidirmos a conquistar, mas nunca esquecer que  o canudo é apenas  o marco da primeira vitória e do primeiro desafio, pois a vida é cheia de desafios.
Nossos ideais precisam ser elevados, devemos viver o presente, saber pensar, ser pró-ativos e conservar o estigma de um líder autêntico.
          Poderão aparecer pedras em nossa caminhada, então não esqueçamos deste pensamento sobre a Pedra, que vale a pena ser lembrado e que descreve: “ O distraído nela tropeçou, /  O bruto a usou como projétil,  / O empreendedor usando-a construiu... / O camponês, cansado da lida, dela fez assento, / Para meninos, foi brinquedo... / Drummond a profetizou, / Já David matou Golias... / E Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura... / Em todos estes casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem! / Não existe pedra no seu caminho que você não possa aproveitá-la para seu próprio conhecimento e seu próprio crescimento”.
          E o que é felicidade? Felicidade, como disse Érico Veríssimo, é a certeza de que nossa vida não está se passando inutilmente!
          A formatura é apenas um ciclo de estudos que se completa. Quem vai selecionar é o mercado. E a diferença será o nível de competência de cada um. Então a gente deve equilibrar os valores pessoais com os valores da organização. Ajudar para que as organizações digam claramente o que esperam das pessoas e as pessoas, por sua vez, digam claramente o que esperam da organização. Devemos cultivar nossas virtudes pétreas (nossos valores internos) e ajudar para que sejam produzidos alimentos cada vez mais puros e mais saudáveis e relacionamentos cada vez mais puros e mais saudáveis.
Nós não devemos esquecer as nossas raízes, a nossa gente e a nossa terra: Por isso, lembremos daquele pensamento importantíssimo de Abrahm Lincoln, ex-presidente dos Estados Unidos, que revela: “Gosto de ver um homem orgulhar-se do lugar onde vive. Gosto de ver um homem viver de modo que seu lugar se orgulhe dele”.
          Outrossim, disse  Walt Disney: você pode criar, conceber e construir o mais belo lugar do mundo, mas é o ser humano que permitirá que o sonho se torne realidade!
Compete então a cada um fazer bom uso do aprendizado, descobrir novos horizontes, subir degraus e conquistar passo a passo aquilo que traz felicidade. As portas se abrem mais facilmente àqueles que sabem o que querem e se decidem às conquistas! 
           Quem se forma deve encarar os desafios da profissão e da vida, pensar, repensar, propor, fazer, errar, aprender, quebrar paradigmas, acertar e seguir em frente mantendo firme seus bons propósitos e seus valores internos.
           “Os únicos limites do homem são: o tamanho de suas ideias e o grau da sua dedicação”.
          É preciso muita dedicação, vontade e atitude e que cada um pelo esforço merecido de encontre a sua estrela e nela esteja escrito: sucesso!  
          Só não podemos perder a noção exata do valor da ética, da justiça, do bom senso, da transparência e da solidariedade humana tão escassos hoje em dia. 
Site: Escritor João Antunes é poeta e compositor, de Bossoroca. 
João Antunes (55) 9999-42970 joaoantunes@barracamissoes.com.br 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...