A exposição acontece todos os anos em Sete de Setembro e em cada município do polo noroeste de Orquidófilos. Muito atrativas por suas flores grandes e coloridas – algumas espécies são perfumadas – as Cymbidium estão entre as orquídeas mais apreciadas pelos brasileiros.
O município de Sete de Setembro, localizado na Região das Missões, ficou movimentado neste final de semana, com a realização da 5° EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS CYMBIDIUM. O evento teve a participação de oito municípios, Ajuricaba, Ijuí, Carazinho, Santo Ângelo, Santa Rosa, Santiago e São Paulo das missões os quais fazem parte do Polo Noroeste de Orquidófilos
A diretoria e organizadora desta edição é liderada pela Presidente Goreti Welter Palinski, vice-presidente Irene Elsich, secretária Dirce Welter Paz, vice- secretária Ivone Stasiak, tesoureira Sirlei Kazmirczak, vice- tesoureira Sandra Palinski.
om um total de 386 plantas expostas, das quais 20 tiveram classificação em 1°lugar, 10 plantas em destaque e 26 plantas em 2°e 3° lugar. A exposição de orquídeas também recebeu comerciantes de orquídeas, que trouxeram dezenas de espécies atraentes que florescem nessa época do ano. Por sua beleza e cores vibrantes e bonitas, no evento os visitantes receberam informações das orquídeas e puderam levar para dar de presente ou decorar ambientes.
Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. Conhecida internacionalmente por “the boat orchid”(orquídea barco), devido ao formato do labelo de suas flores, a orquídea Cymbidium tem muitas espécies e híbridos multicoloridos. São resistentes e toleram bem ambientes hostis e não necessitam de muitos cuidados para se desenvolver e florescer. Por estas razões, estão entre as orquídeas mais adoradas pelos brasileiros e entre as mais comercializadas no país, sendo a grande maioria delas híbridas.
Epífitas e terrestres, as Cymbidiums também são cultivadas em vasos ou como flores de corte. Sua característica mais marcante é a florescência exótica, longa e abundante, cujas flores, de diferentes cores, aparecem desde os pecíolos curtos, brotam em cachos pendentes, têm durabilidade prolongada e forte resistência. Em seu habitat natural, a Cymbidium cresce como uma planta epífita presa aos troncos de árvores, necessitando de um suporte para acomodar suas raízes e retirar seus nutrientes da atmosfera. Mas também vive como uma planta terrestre, próxima ao solo, nutrindo-se de materiais em decomposição que caem das árvores.