O nome dado ao município de Sete de Setembro, foi uma homenagem à pátria.
Quando os primeiros colonizadores chegaram, coincidentemente era início do mês de setembro.
O fundador Henrique Shildt era muito patriota e, em função disso, solicitou que fosse dado à Vila o nome de Sete de Setembro, por ser significativo, simbólico e em homenagem à Pátria. Segundo a Prefeitura Municipal, iniciou sua colonização em 1931 o senhor Henrique Schildt, procedente da Colônia Buriti, casado com dona Cebila Frank Schildt.
Quando o senhor Henrique conheceu a localidade, percebeu que, além das terras produtivas, o rio Comandaí proporcionava grandes riquezas através de sua queda d´água e bonitas cascatas. Havia já na época um moinho de propriedade de João Nicoletti e também outro moinho em desuso.
Motivado pela queda d´água, Henrique Schildt comprou o moinho desativado e mais uma colônia de terras. A região na época era coberta por matas e, em pouco tempo, o fundador comprou mais vinte colônias.
Em 1935, surgiu a primeira escola, na casa particular de Albino Shirmer, atuando como primeiro professor o senhor João Croftzyk. Foi exatamente no dia Sete de Setembro, daí a origem do nome do município.
Aniversário Sete de Setembro é 28 de dezembro.
Quem nasce ou mora no município de Sete de Setembro chama-se: SETEMBRENSE.
Municípios mães: Guarani das Missões e Giruá.