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02/06/2022 08:09


Novo Portal de Atendimento da Receita Estadual busca melhorar experiência do usuário dos serviços do fisco gaúcho

A Receita Estadual lançou, nesta quarta-feira (1/6), o novo Portal de Atendimento, ambiente no qual os serviços e informações estão disponíveis de forma estruturada, com visual intuitivo e busca eficiente para melhorar a experiência do usuário dos serviços da Receita Estadual. A ferramenta pode ser acessada por meio do site da Instituição ou diretamente pelo link https://atendimento.receita.rs.gov.br/inicial, consistindo em mais um avanço na digitalização dos serviços prestados pelo fisco gaúcho.

“O objetivo é que o usuário acesse o novo Portal de Atendimento e encontre ali tudo o que precisa, de maneira rápida e intuitiva, independentemente do seu perfil ou da sua necessidade, como por exemplo solicitar serviços, encontrar orientações ou encaminhar dúvidas”, destaca Rachel Krug Einsfeld, chefe da Divisão de Relacionamento e Serviços da Receita Estadual. A melhoria está inserida no contexto da agenda Receita 2030, composta por 30 iniciativas para modernização da administração tributária gaúcha.

Entre as principais novidades do novo Portal estão a organização das informações por perfil, em que o usuário (Pessoa Física, Pessoa Jurídica e Outros Perfis) pode encontrar o que precisa de maneira mais simples e ágil, e a área de pagamento de tributos, com informações específicas sobre o pagamento do ICMS, do IPVA e do ITCD. O mecanismo de busca rápida, disponível tanto para a página inicial quanto para as páginas internas, também foi incrementado, retornando como resultados os próprios serviços e também os dados de “Perguntas Frequentes”, “Avisos” e assuntos do formulário eletrônico relacionados à busca.

Outros avanços são a inclusão de um ambiente setorial, no qual os contribuintes encontrarão de forma organizada as informações relativas ao seu setor de atuação, conforme categorização realizada pela Receita Estadual com base nas informações das atividades registradas no Cadastro Geral de Contribuintes de Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul (CGC/TE), e a criação de um ambiente específico para as informações públicas e transparência.

Em relação ao suporte, foi criado um formulário eletrônico específico para informar o andamento dos serviços protocolados nas mais variadas formas (Protocolo Eletrônico e demais serviços disponíveis no Portal e-CAC e outros Portais) e o andamento dos processos administrativos que foram protocolados na Receita Estadual, além da nova ouvidoria da Instituição.

Além disso, em breve será disponibilizado o novo formulário do “Fale Conosco”, com inclusão de novos campos para possibilitar a melhoria da qualidade da informação no encaminhamento das demandas dos usuários, de forma a complementar os dados recebidos. A expectativa é que a ação repercuta diretamente no tempo de conclusão das demandas, bem como na quantidade de respostas que hoje exigem mais de um contato.

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