Notícias

28/02/2017 13:26


Cavalgada da Integração chama atenção do Riogrande

Atividade temática da história do Riogrande, mais do que um resgate cultural, uma atividade cívica e familiar que fará parte do calendário turístico das missões. 
A Cavalgada da Integração reuniu tradicionalistas e amantes das missões de várias cidades da região, chamando a atenção de instituições estaduais e artistas pela riqueza da estrada e seu valor histórico tanto nas revoluções, formação do exercito que protegeu Getúlio Vargas na década de 30, como no desenvolvimento do comércio na região, além da beleza natural e aventura de atravessar rio Piratini como nossos antepassados faziam.
Os reflexos foram imprevisíveis para a coordenação do evento, pois acabaram chamando a atenção a um patrimônio que estava esquecido pelos gaúchos, a primeira estrada que cruzava as missões rumo ao centro do estado.
Os desdobramentos continuam positivos e imprevisíveis, historiadores e grupos de artistas (pajadores, teatro, músicos, biólogos e arquitetos) estão trabalhando o tema pela verdadeira fortuna e diversidade de assuntos que se fundem nesta estrada, casas em pedra está sendo somados ao roteiro, cemitérios, arrecadação de materiais e armamentos entregues a museus, a soma dos causos e etnias que colonizaram e produziram através desta rota.
Uma das personalidades mais conhecidas da musica gaúcha, componente de dupla vencedora dos mais diversos prêmios nacionais e internacionais, comunicou a admiração pela história que envolve as missões, a primeira estrada de São Miguel das Missões, o Passo da Guerreira  e seu incentivo para que outras atividades como esta resgatem e protejam nossa história tão rica. “_Os gaúchos foram verdadeiros colonizadores que se espalharam por toda a América Latina e são histórias como estes que não podem ser esquecidas, vou ajeitar minha agenda e pesquisar este roteiro”.
Cavalgada da Integração, o trajeto inicia no CTN Sinos de São Miguel, passando pelo Ruínas de São Miguel Arcanjo Sítio Arqueológico, percorrendo 18 km por estradas de campo, até alcançar a antiga Estrada das Tropas das Missões, após cruzar terras dos Pacheco, para findar num jantar nas terras dos Cardoso, que culminou com tertúlia musical, danças e pajadas, cultuando as tradições gauchescas sobre os cuidados do anfitrião o patrão do CTG Lanceiros de Sepé
Site: Passo da Guerreira 
Vídeo: Cavalgada da Integração Trajeto Completo 
Vídeo: Cavalgada da Integração em Frente as Ruínas de São Miguel 
Vídeo: Cavalgada da Integração Travessia do Passo da Guerreira 
Vídeo: Passo da Guerreira Grupo Sevando o Amargo 
Imagem: Cerimonia de Abertura Cavalgada da Integração 2017 
Imagem: Homenagem as Ruínas e Trajeto da Cavalgada 2017  
Imagem: Chegada da Cavalgada da Integração ao Passo da Guerreira 2017
Imagem: Cavalgada da Integração Travessia do Passo da Guerreira 2017 
Imagem: Final da Cavalgada nas Terras dos Cardoso 2017 
Imagem: Artes e Imagens da História do Passo da Guerreira 2017 
Notícia: Cavalgada da Região das Missões ao Passo da Guerreira 
Notícia: Cavalgada na Primeira Rota das Missões 
Apoio:
Site: Jair Facas Antigas 
Site: Viera Agroceirais

Serraria Carvalho
Agropecuária Capão da Taipa
Restaurante Meu Cantinho
Mercado Avenida
Escritório Laçador 
Meneto Peças em Vitória das Missões
Super Avenida em Santo Ângelo

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...