Em sua 8ª edição, o Fórum pela Vida nas Missões recebeu em torno de 1 mil pessoas de 23 municípios nesta quinta-feira (04/05), em São Paulo das Missões. O tema Plantas bioativas e sua relação com saúde, nutrição e bem-estar permeou a programação realizada junto ao Clube Sete de Setembro.
O evento foi promovido pela Prefeitura de São Paulo das Missões e Emater/RS-Ascar, contando com o apoio da Paróquia São Paulo Apóstolo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Clubes de Mães, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Banrisul e Clube Sete de Setembro.
O prefeito de São Paulo das Missões, Oberdan Luís Rohden, reforçou o entusiasmo em receber pessoas vindas de diferentes pontos das Missões no intuito de discutir um tema tão importante como a vida em seus diversos aspectos.
Pela manhã, os participantes foram motivados com a palestra Faça da Vida um Show, conduzida por Roselei Luiz Angst, que reiterou elementos que contribuem para a felicidade e a qualidade de vida. O palestrante é Doutor em Administração e diretor geral da Motiva Treinamento de São Miguel do Oeste (SC).
Ao meio-dia os participantes foram brindados com o carreteiro preparado por voluntários da comunidade.
Pela tarde, a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Lisete Maria Primaz resgatou a história do Fórum pela Vida, que inicialmente contemplava 45 municípios e, em função do público expressivo, passou a ser dividido em dois momentos. Com isso, na Fronteira Noroeste o Fórum chega a este ano em sua 19ª edição e nas Missões, em sua oitava, sempre reiterando formas de promover a saúde e a qualidade de vida da população.
A programação seguiu com três oficinas. A extensionista da Emater/RS-Ascar de Alecrim, nutricionista Leonice Maria Kreutz, abordou aspectos nutricionais das plantas bioativas e sua relação com a saúde.
Controle de carrapatos com plantas medicinais e bioinsumos foram orientados na segunda oficina, conduzida pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, médico veterinário Jorge João Lunardi.
Já o público acompanhou orientações sobre o uso de plantas bioativas para produção saudável de alimentos conduzidas na oficina do assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Gilmar Francisco Vione.
Artistas locais como do Grupo de Canto de São Paulo das Missões, mantido pela secretaria municipal de Educação, a dupla Gugu Gaiteiro e Mana Caroline e o trio Elsí, Marlene e Marli se apresentaram durante a programação.
Ao final do encontro, os presentes puderam levar para casa as boas lembranças cultivadas e o conhecimento construído ao longo do dia, assim como mudas partilhadas por integrantes dos Clubes de Mães, Pastoral da Saúde e Pastoral da Criança, sais de banho confeccionados pelo grupo atendido pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras), assim como sementes oriundas do Projeto Sementes Banrisul, com o intuito de preservar e ampliar a diversidade de alimentos disponíveis, especialmente após um contexto de estiagem que atingiu a região.
Os próximos municípios-sede do Fórum pela Vida nas Missões serão Cerro Largo, em 2024; Rolador, em 2025; e, Guarani das Missões, em 2026.
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JAIR FACAS ANTIGAS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES